Novo avião da Embraer é aprovado nos EUA e na Europa
Preator 500 é o jato executivo mais moderno de sua categoria. Crédito da foto: Divulgação/Embraer
O Praetor 500, mais novo jato executivo produzido pela empresa brasileira Embraer, já pode ser comercializado nos Estados Unidos e na Europa. De acordo com a fabricante, as agências regulatórias European Union Aviation Safety Agency (EASA) e Federal Aviation Administration (FAA) aprovaram integralmente as aeronaves. Integrante da categoria de jatos médios, o modelo foi lançado em outubro de 2018, durante a National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition, maior feira da aviação do mundo, realizada em Orlando (EUA). Entretanto, a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ocorreu em agosto deste ano.
[irp posts="162920" ]
Conforme a Embraer. o Praetor 500 ultrapassou suas metas de certificação com um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 quilômetros, com quatro passageiros e reservas NBAA IFR). A velocidade de cruzeiro é de 466 nós, com carga de 726 kg e tanques de combustíveis cheios. Precisa de apenas 1.287 metros (4.222 pés) para decolar. Na hora de pousar, requer pista de 636 metros (2.086 pés). Para um voo de 1.000 milhas náuticas (1.852 km), por exemplo, o comprimento de pista para decolagem é de somente 867 metros (2.842 pés).
Destaque da categoria
O novo modelo brasileiro supera o desempenho médio das aeronaves da categoria. Com isso, informa a Embraer, o Praetor 500 figura como melhor jato médio já projetado e o único da sua classe com conectividade via banda Ka. Além disso, apresenta a melhor pressurização da cabine.
Por fim, o Praetor 500 é o único jato médio com tecnologia Full Fly-by-Wire, que complementa a experiência superior do Design DNA da Embraer na cabine com redução de turbulência. Essa característica, conforme a fabricante brasileira, torna os voos não apenas mais suaves, como, também, os mais eficientes.
Alta tecnologia, design, estabilidade, autonomia e conforto são destaques do Praetor 500. Crédito da foto: Divulgação/Embraer
“A certificação tríplice pela ANAC, EASA e FAA valida o projeto do Praetor 500 como o jato médio mais avançado tecnologicamente e o melhor de sua categoria”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Proprietários do Praetor 500 agora vão apreciar uma experiência superior na classe de jatos médios, com o mais alto nível de desempenho, tecnologia e conforto”.
Mais veloz e de maior alcance
Ainda conforme a Embraer, o Praetor 500 passa a ser o jato médio mais veloz e com o maior alcance. O modelo é capaz de realizar voos sem escalas na América do Norte, de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York. Internacionalmente, ele é capaz de percorrer sem parar trajetos como Nova York a Londres, Londres a Dubai e de Jacarta a Tóquio.
O Praetor 500 também pode conectar a costa oeste da América do Norte, por exemplo, à Europa e à América do Sul, de Los Angeles a Londres ou a São Paulo, com uma só parada. Além de conectar Porto Alegre a Nova York ou São Paulo a Paris com uma só parada, o modelo tem desempenho superior e permite operação segura em aeroportos de acesso limitado, como Angra dos Reis e Jacarepaguá.
Design reduz turbulência
O Embraer DNA Design da cabine explora cada dimensão do único jato super médio que possui uma cabine de piso plano com 1,83 metro de altura, piso de pedra e toalete a vácuo, tudo na mesma aeronave. A redução de turbulência exclusiva da classe e a altitude de cabine de 5.800 pés, complementada por uma cabine silenciosa, estabeleceram o mais alto padrão de experiência do cliente na categoria de jatos médios.
O Praetor 500 tem capacidade para até nove passageiros com um divã opcional de dois lugares. Das seis poltronas totalmente reclináveis, quatro podem ser transformadas em duas camas. O maior bagageiro da sua classe é complementado por um guarda-roupa espaçoso e um lavabo completo ao fundo da aeronave.
Novo modelo da Embraer pode cruzar os Estados Unidos sem escalas. Crédito da foto: Divulgação/Embraer
Internet de alta velocidade
A tecnologia avançada também é uma característica do Embraer DNA Design, começando com o Upper Tech Panel, exclusivo da indústria. Além de exibir informações de voo, ainda oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais por meio do Honeywell Ovation Select. Conectividade de alta capacidade e de alta velocidade para todos a bordo está disponível por meio de banda Ka da Viasa. de acordo com a fabricante, a velocidades chega 16Mbps e IPTV, outro recurso exclusivo entre os jatos executivos de médio porte.
O Praetor 500 apresenta a mais nova versão do avançado painel de aviônicos Pro Line Fusion da Collins Aerospace. Algumas das opções são exclusivas, como, por exemplo, o recurso de exibição vertical de meteorologia. Entre outras coisas, possui alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN.
Outro diferencial do modelo é a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento. Além disso, tem opções como o E2VS (do inglês Embraer Enhanced Vision System) com HUD (do inglês, Head-up Display) e EVS (do inglês, Enhanced Vision System), Sistema de Referência Inercial (do inglês, Inertial Reference System) e Sistema de Orientação de Visão Sintética (do inglês, Synthetic Vision Guidance System).
Liderança na aviação executiva
A Embraer é uma das maiores fabricantes de jatos executivos do mundo, tendo entrado neste segmento de mercado a partir de 2000, com o lançamento do jato Legacy. A Embraer Aviação Executiva foi constituída em 2005. Seu portfólio, entre os mais amplos da indústria, é formado pelos jatos Phenom 100EV, Phenom 300E, Legacy 450, Legacy 500, Praetor 500, Praetor 600, Legacy 650E e Lineage 1000E. A frota da Embraer Aviação Executiva excede a marca de 1.300 jatos, que estão em operação em mais de 70 países. Os clientes são apoiados por uma rede global de 70 centros de serviços entre próprios e autorizados, complementados por um Contact Center 24/7.
Confira mais informações dobre a Embraer no Twitter: @Embraer
Galeria
Confira a galeria de fotos