Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jair Bolsonaro exonera ministro Gustavo Bebianno

18 de Fevereiro de 2019 às 18:44

Gustavo Bebianno é ministro da Secretaria-Geral. Crédito da foto: Wilton Junior / Estadão Conteúdo

Acusado de supostas irregularidades nas campanhas eleitorais do PSL ocorridas na época em que ele presidia o partido, o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, teve a exoneração confirmada nesta segunda-feira (18) pelo porta-voz do governo de Jair Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, ao Estadão.

Em nota encaminhada pelo porta-voz, Bolsonaro deseja "sucesso na nova caminhada" e agradece Bebianno por sua "dedicação". O general da reserva Floriano Peixoto vai assumir a Secretaria-Geral.

[irp posts="76598" ]

 

Bebianno é o protagonista da maior crise nos primeiros meses do novo governo, suspeito de irregularidades em campanhas do PSL e envolvido em rusgas com um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ).

Conforme o Estadão antecipou no sábado (16), o presidente Jair Bolsonaro já estava com o ato de demissão do ministro assinado. O próprio ministro também já havia dito que tinha recebido sinalizações de que sua dispensa sairia no Diário Oficial desta segunda, mas isso não aconteceu. Nesta segunda, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que a situação seria resolvida ainda nesta segunda.

Vídeo

Em vídeo divulgado nas redes sociais, minutos após seu porta-voz confirmar na noite desta segunda-feira, 18, a exoneração de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência, o presidente Jair Bolsonaro disse que "diferentes pontos de vista sobre questões relevantes levaram à reavaliação" da situação do agora ex-ministro no governo. Assista!

 

https://youtu.be/wC7qICZ6fOo

 

Bolsonaro disse que reconhece que o trabalho de Bebianno "foi importante para o êxito da campanha", mas, segundo ele, "pode ter havido incompreensões de questões mal entendidas de parte a parte". Na gravação, Bolsonaro afirmou que "reconhece a dedicação e o comprometimento do senhor Gustavo Bebianno", agradece o empenho do ex-auxiliar, e deseja "sinceros votos de sucesso".

A divulgação do vídeo ocorreu pouco depois de o porta-voz Otávio Rêgo Barros dizer que o motivo para a decisão de exonerar Bebianno era de "foro íntimo" do presidente. Na semana passada, Bolsonaro chegou a afirmar, em entrevista à TV Record, que o ministro havia mentido sobre conversas que os dois teriam mantido enquanto o presidente estava internado em um hospital em São Paulo. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)