Buscar no Cruzeiro

Buscar

INSS mantém perícia médica e avaliação social apesar da fase emergencial

14 de Março de 2021 às 09:30

Agências do INSS só abrirão na terça-feira Atendimentos presenciais são feitos com agendamento prévio. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/10/2020)

A partir de segunda-feira (15), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado de São Paulo vão atender apenas segurados agendados para os serviços de perícia médica e avaliação social. A medida deve durar até o dia 30 de março e se deve ao estabelecimento da fase emergencial pelo governo do Estado de SP.

Em Sorocaba as duas agências da cidade irão funcionar no esquema descrito acima no período de 15 a 30 de março. Já na região de Sorocaba, as agências do INSS que funcionarão no mesmo esquema nesse período são as dos seguintes municípios: Itu, Salto, Itapetininga, São Roque, Boituva, Tatuí e Votorantim.

A nova fase permite apenas o oferecimento de serviços essenciais – caso da perícia médica e da avaliação social, conforme o Decreto 10.282/2020. As unidades que não oferecem nenhum dos dois serviços serão fechadas.

A exceção é a agência do INSS em Araraquara, que segue fechada por conta do lockdown total decretado pelo município até 22 de março.

Reagendamento

O INSS está entrando em contato com segurados que haviam agendado serviços diferentes de perícia médica e avaliação social para as próximas duas semanas. O objetivo é informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento.

No entanto, alguns deles podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado deve ligar para o telefone 135 antes de ir à agência.

Desde a reabertura das unidades, em setembro de 2020, nenhum atendimento no INSS é realizado sem hora marcada. A medida foi tomada para evitar aglomerações. Por isso, as pessoas não devem ir às agências sem antes agendar o atendimento pelos canais remotos.

Canais remotos

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss e a Central Telefônica 135).

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

Exigência Expressa

Durante todo o período, continuará sendo possível agendar o serviço Exigência Expressa, que possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao Instituto entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente a todas as agências, inclusive as que estiverem fechadas.

As urnas ficam disponíveis na frente das unidades do INSS das 7h às 13h. O agendamento deve ser feito pelos canais remotos de atendimento: telefone 135 ou Meu INSS. (Da Redação)