Buscar no Cruzeiro

Buscar

Impasse adia para sábado eleição do presidente do Senado

01 de Fevereiro de 2019 às 22:29

Tumultos suspenderam a sessão que elege presidente do Senado. Crédito da Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Tumultos suspenderam a sessão que elege presidente do Senado. Crédito da Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foi adiada para este sábado (2), às 11h, a eleição para o presidente do Senado Federal, em Brasília. Os parlamentares se reuniram para eleger o novo presidente da Casa e os integrantes da Mesa Diretora na noite desta sexta-feira (1º), mas vários tumultos provocaram a suspensão da sessão.

Davi Alcolumbre (DEM-AP) comandou a sessão desta sexta porque é remanescente da Mesa Diretora passada. O MDB, partido de Renan Calheiros, que tenta a reeleição, queria ver na presidência da sessão o senador mais idoso, José Maranhão (MDB-PB).

Como o senador do DEM também tem o interesse de disputar o cargo de presidente, os aliados de Calheiros, adversário na disputa, argumentaram que Alcolumbre não tem isenção para comandar a reunião.

A revolta foi maior porque o democrata colocou em votação a proposta para que a eleição da Mesa Diretora seja aberta -- o que prejudica Calheiros -- e esta foi aceita pela maioria.

Após proclamado o resultado da votação, Calheiros e Katia Abreu sentaram-se nas cadeiras ao lado de Alcolumbre, na Mesa do Senado. A sessão chegou a ser interrompida, mas foi retomada sob impasse até ser aprovada a sua suspensão.

Candidatos

Cinco candidatos apresentaram oficialmente suas candidaturas: Álvaro Dias (Podemos-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Fernando Collor (Pros-AL), Major Olímpio (PSL-SP) e Reguffe (sem partido-DF). Renan Calheiros e Davi Alcolumbre devem fazê-lo neste sábado. (Com informações da Agência Brasil)

Galeria

Confira a galeria de fotos