Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hacker invade site do Ministério da Saúde

19 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Hacker invade site do Ministério da Saúde O invasor apontou falhas de segurança que levam a vazamentos. Crédito da foto: Reprodução

A rede do Ministério da Saúde sofreu nova invasão na quarta-feira (17). A exemplo do ocorrido no fim de janeiro, o hacker fez duras críticas à segurança da rede: “Arrumem esse site porco ou na próxima vai vazar os dados dos responsáveis por essa porcaria”, afirmou, em mensagem que ficou exposta no “FormSUS”, um serviço da Saúde para elaborar e registrar formulários da rede pública.

O invasor assinou a mensagem como “hacker sincero”. Disse ainda que tem lido comentários nas redes sociais sobre outras falhas que ele já teria exposto no sistema da Saúde. “Obs Li o comentário de todos vocês no Twitter, Facebook, etc... Bjo (sic)”, escreveu.

No fim de janeiro, a rede do ministério foi alvo de um hacker que também mostrou o que pensa da segurança de dados da pasta. “ESTE SITE ESTÁ UM LIXO!”, escreveu o invasor. O Estadão revelou, em novembro e dezembro de 2020, que falha de segurança no sistema de notificações de Covid-19 do Ministério da Saúde expôs na internet, por pelo menos seis meses, dados pessoais de mais de 200 milhões de brasileiros, inclusive de Bolsonaro. A pasta também teve sistemas atingidos, no fim do ano passado, no mesmo período em que outros órgãos públicos foram invadidos, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O hacker também divulgou links que levam a imagens de documentos que estariam expostos pelas falhas de segurança no FormSUS, como carteiras de identidade e nomes de pacientes e funcionários. Ele ainda mostra uma lista sugerindo que milhares de formulários estão expostos. O hacker teve o cuidado de tarjar informações sensíveis. Não está claro se o autor desta é o mesmo das invasões passadas.

O invasor também manda recados à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): “Como vocês deixam isto ir ao ar assim??? Se for começar deste jeito, pode parar e devolve nosso dinheiro !!! (sic)”. Na sua mensagem, o hacker recomenda que dados não sejam colocados no FormSUS e aponta três tipos de vulnerabilidade na rede.

Segundo Lucas Lago, desenvolvedor do projeto7c0.com.br e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP), o hacker aponta falhas “bastante básicas”, que provavelmente foram a porta de entrada dele para o sistema do FormSUS. “Ele fez um comentário falando como são primárias as falhas que ele encontrou, depois mostrou que tem acesso a dados reais. E que são muitos dados, de muitos anos”, disse. (Mateus Vargas e Eduardo Rodrigues - Estadão Conteúdo)