Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vigilante é morto em operação para localizar garimpo ilegal em parque estadual

02 de Maio de 2020 às 20:25

Guarda é morto em operação para localizar garimpo ilegal em parque estadual Imagem do Parque Estadual Intervales. Crédito da foto: Reprodução / Governo do Estado de São Paulo

Um vigilante patrimonial do Parque Estadual Intervales foi baleado, não resistiu ao ferimento e morreu. Ele era funcionário de uma empresa terceirizada e teria participado de uma operação para localizar um garimpo ilegal.

Outro guarda do parque, situado em Sete Barras, também ficou ferido. O fato aconteceu sexta-feira (1). A operação envolveu policiais ambientais, militares, do COE e o helicóptero Águia.

Neste sábado (2), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente divulgou uma nota sobre o caso. Confira o texto na íntegra:

"Com enorme tristeza, a equipe da Fundação Florestal informa que um de seus colaboradores e amigo defensor da natureza, o querido Damião Cristino de Carvalho Junior faleceu durante uma operação de fiscalização a um garimpo ilegal no Parque Estadual Intervales.

Covardemente assassinado por criminosos, Damião deixa o exemplo de coragem, dedicação e amor pela natureza. Ele nos fará muita falta, mas temos a certeza de que será bem recebido onde quer que o destino reserve às pessoas dignas.

Nós nos solidarizamos com a dor da família e desejamos que o exemplo do nosso querido Damião guie as futuras gerações a construir um mundo melhor, com mais tolerância, mais amor e respeito ao próximo e à natureza.

Um dia, nossa tristeza e indignação vão passar, mas o exemplo de coragem e dedicação de Damião ecoará para sempre em nossa lembrança.

Fique em paz, querido amigo."

No sul do Estado

O Parque Estadual Intervales localiza-se no sul do estado de São Paulo. Importantes unidade de conservação da Serra de Paranapiacaba, foi criado em 1995 e ocupa uma área de quase 42 mil hectares nos municípios de Guapiara, Eldorado Paulista, Iporanga, Ribeirão Grande e Sete Barras.

O parque é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, sendo um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica e apresentando excelente estado de conservação da fauna e da flora. Além de trilhas e cavernas, possui três bases operacionais para serviços de educação ambiental e fiscalização. (Da Redação)