Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grande quantidade de peixes mortos aparece na Lagoa Rodrigo de Freitas

06 de Fevereiro de 2019 às 18:06

Peixes foram encontrados mortos em lagoa do Rio. Crédito da foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Uma grande quantidade de peixes mortos apareceu na madrugada desta quarta-feira (6) na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio. Mais de sete toneladas de peixes mortos foram retiradas do mar. De acordo com a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente do Rio, na última medição, feita às 7 h, a sonda registrou valores de oxigenação inferiores a 0,12 mg/l [micrograma por litro] na lagoa. Tal registro indica a instabilidade no ecossistema da água, que está com bandeira vermelha.

Em nota, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu, até as 15h de hoje, 7,4 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas. A companhia mobilizou desde as primeiras horas do dia, 174 garis e 32 agentes de limpeza urbana, totalizando 206 profissionais na ação.

O trabalho vem sendo feito com o apoio de três embarcações da própria companhia de limpeza e uma contratada. A ação prossegue até que cesse a mortandade de peixes e a limpeza das margens. A Secretaria de Conservação e Meio Ambiente informou que todos os órgãos envolvidos na Gestão Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas permanecem em alerta.

Mortandade no final de 2018

Em dezembro do ano passado, a Comlurb recolheu 89,23 toneladas de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, principalmente savelhas. O trabalho de limpeza durou quatro dias e terminou no dia 23 de dezembro, às vésperas do Natal e contou com o uso de quatro catamarãs para recolher os peixes mortos que boiavam no espelho d´água. (Por Douglas Corrêa - Agência Brasil)

Galeria

Confira a galeria de fotos