Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiocruz entrega mais 5 milhões de doses

15 de Abril de 2021 às 00:01

Fiocruz entrega mais 5 milhões de doses Crédito da foto: Divulgação

A Fiocruz entregará nesta semana 5 milhões de vacinas contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Em comunicado, o instituto anunciou que entregou ontem (14), cerca de 2,2 milhões de imunizantes Oxford AstraZeneca, sendo 215 mil para o Estado do Rio. Nesta sexta-feira (16), serão entregues mais 2,8 milhões.

Mais cedo, o instituto divulgou Boletim Extraordinário no qual aponta para a “circulação intensa” do vírus no País. Até o fim de abril, a situação deve continuar em “níveis preocupantes”.

Os pesquisadores ressaltam que as medidas restritivas das últimas semanas têm começado a indicar “êxitos localizados”, apesar de ainda não terem diminuído o número de mortes e a demanda hospitalar. É importante, dizem, não flexibilizar.

“A flexibilização de medidas restritivas pode ter como consequência a aceleração do ritmo de transmissão e, portanto, de casos graves de Covid-19 nas próximas semanas”, alertam.

Butantan

Também ontem, um novo lote com um milhão de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica Sinovac Biotech, foi liberado ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desde janeiro, já foram disponibilizadas 40,7 milhões de doses ao Governo Federal, mas a produção dos próximos lotes, que devem completar as 46 milhões de doses previstas até 30 de abril, depende do acesso ao Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China.

Com a previsão de chegada do IFA até 20 de abril, há a possibilidade de atraso no calendário de entrega dos novos imunizantes ao Ministério da Saúde. Isso porque a produção da Coronavac leva cerca de 20 dias para ser finalizada, o que deve postergar a nova entrega para maio.

“Estamos com a expectativa de que ele (IFA) chegue antes. Vamos iniciar a produção rapidamente, 20 dias é o máximo”, afirmou em coletiva o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. (Estadão Conteúdo)