Buscar no Cruzeiro

Buscar

Facebook derruba rede de fake news

09 de Julho de 2020 às 00:01

Facebook derruba rede de fake news Crédito da foto: Divulgação

O Facebook anunciou ontem que derrubou uma rede de fake news e perfis falsos ligada ao PSL e a funcionários dos gabinetes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e dos deputados estaduais pelo PSL do Rio de Janeiro Anderson Moraes e Alana Passos.

Foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram. As páginas no Facebook tinham 883 mil seguidores, enquanto as contas no Instagram tinham 917 mil seguidores. 350 pessoas estavam no grupo.

No material postado estavam conteúdos relacionados às eleições, memes políticos, críticas à oposição, empresas de mídia e jornalistas, além de material relacionado ao coronavírus. Parte do conteúdo dessa rede já havia sido removido da plataforma por violar os padrões de comunidade. Os detalhes de toda a operação brasileira foram postados no site do Atlantic Council’s Digital Forensic Research Lab, instituição que realize análise independente de remoções do Facebook por comportamento inautêntico coordenado.

Não há indícios de que uma empresa foi contratada para realizar o trabalho, como aconteceu com a operação nos outros países latinos. (Estadão Conteúdo)