Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ex-editor do Jornal Nacional, jornalista Washington Novaes morre aos 86 anos

25 de Agosto de 2020 às 10:56

O jornalista Washington Novaes morreu na noite dessa segunda-feira (24), em Aparecida de Goiânia (GO), aos 86 anos. Crédito da Foto: Agência Senado

O jornalista Washington Novaes morreu na noite dessa segunda-feira (24), em Aparecida de Goiânia (GO), aos 86 anos. Um dos pioneiros na cobertura de meio ambiente e povos indígenas no Brasil, Novaes não resistiu a complicações de uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino descoberto em março.

Novaes passou pelas principais redações do País, como O Estado de S. Paulo, Veja, Folha de S.Paulo e TV Globo, como editor do Jornal Nacional, Rede Bandeirantes e TV Cultura. No Estadão, publicou até 2018 artigos na seção Espaço Aberto. Em texto de outubro de 2018, com o título "O clima esquenta, a agropecuária sofre", escreveu: "aquecimento global, atingindo todos os continentes, todos os países, todos os viventes, não é problema que possa ser enfrentado apenas sacudindo os ombros e seguindo em frente com um assovio. Os preços são altos. Por mais que os 'céticos do clima' neguem os efeitos desastrosos, eles estão diante dos olhos de quem queira ver. E afetam o bolso dos produtores".

Novaes conquistou o Prêmio Esso Especial de Ecologia e Meio Ambiente, em 1992, por artigos sobre a Eco-92 publicados no Jornal do Brasil e a medalha de prata no festival de Cinema e TV de Nova York, em 1982, pela direção do documentário "Amazonas, a Pátria e a Água", veiculado pelo Globo Repórter.

Um dos trabalhos mais conhecidos do jornalista é a série documental "Xingu - A Terra Mágica", que venceu premiações em Cuba e na Coreia do Sul, sendo selecionado para a Sala especial da Bienal de Veneza em 1986. Pioneiro no pagamento de direitos de imagens aos indígenas brasileiros, Novaes foi responsável por produzir cenas que deslumbraram o País. Foram dois meses de gravação em 1984, quando desbravou costumes e ajudou a criar celebridades internacionais, como o cacique Raoni. Mais de duas décadas depois, em 2006, o jornalista voltou ao local e, testemunha de mudanças, filmou cenas e personagens que havia encontrado antes para o documentário "Xingu, a Terra Ameaçada".

Novaes teve uma breve passagem em cargo público - ocupou, entre 1991 e 1992, a Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Nascido em Vargem Grande do Sul (SP) em 3 de junho de 1934, Novaes morava em Goiânia. (Estadão Conteúdo)