Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado de SP terá reabertura gradual da economia a partir de 11 de maio

22 de Abril de 2020 às 12:39

O governador João Doria. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo (8/4/2020)

 

*Atualizada às 13h30

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (22) a abertura gradual da economia no Estado de São Paulo a partir do dia 11 de maio. As novas medidas foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo ele, a retomada da economia em São Paulo é possível pois o governo conseguiu controlar a curva de infecções do novo coronavírus e a ocupação de leitos dos hospitais para o tratamento dos paulistas com a covid-19.

Doria ainda comemorou a taxa média de 57% de isolamento social registrada pelo governo estadual na terça-feira (21) feriado em celebração ao Dia de Tiradentes. "Agradeço à população. 57% é um número bastante razoável. Nós buscamos estar acima do índice de 60%, o que ocorreu em algumas cidades", disse o governador.

Assista a coletiva:

https://www.facebook.com/governosp/videos/1477199299116897/

As mudanças serão implementadas após o encerramento do atual decreto estadual sobre a quarentena, que foi estendida e acontece desde março no Estado em razão da pandemia do novo coronavírus.

Regionalização

O esquema para a reabertura gradual da economia no Estado, denominado de Plano São Paulo, será orientada por estudos e deve ser detalhado nos próximos dias.

Segundo o governo estadual, a reabertura irá priorizar setores com maior vulnerabilidade econômica e menor risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Além disso, o Estado fará estudos da situação da pandemia em cada um dos 645 municípios paulistas, que serão divididos em grupos conforme três níveis de risco.

Em Sorocaba, os novos decretos municipais que devem acompanhar a determinação estadual serão detalhados em coletiva de imprensa agendada pela prefeita Jaqueline Coutinho para as 16h.