Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado antecipa a vacinação de idosos

11 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Estado antecipa a vacinação de idosos Capital começa a vacinar hoje quem tem de 85 a 89 anos. Crédito da foto: Mateus Bonomi / Agif / Estadão Conteúdo

A vacinação contra o coronavírus para idosos de 85 a 89 anos foi antecipada para amanhã em todo o Estado de São Paulo, mas já começa hoje em Sorocaba e na capital, nos mesmos cinco pontos de drive-thru da semana passada.

Essa etapa deve abranger cerca de 309 mil pessoas. Ao anunciar a decisão, ontem à tarde, o governador João Doria (PSDB) adiantou que a fase seguinte da imunização, para 563 mil pessoas entre 80 e 84 anos, começará em 1º de março. Esta é a segunda vez que o calendário de vacinação do Estado é antecipado em três dias.

Ao todo, já foram imunizadas mais de 1,05 milhão de pessoas no Estado. O ritmo de imunização, disse o governador, é quatro vezes mais rápido que o registro de novos casos: um total de 260 mil novas infecções desde 17 de janeiro, quando as vacinas começaram a ser aplicadas.

Doria anunciou ainda a possibilidade de o HC atender, nos fins de semana, o primeiro grupo para a segunda dose de Coronavac -- profissionais de saúde, idosos acima dos 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência, entre outros.

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora do Centro de Controle de Doenças do Estado, alguns municípios ainda poderão antecipar essa aplicação para um intervalo de 21 dias, e não 28, como previsto, a depender da oferta de vacinas. Ontem cedo, o Instituto Butantan recebeu da China um novo carregamento de insumos para a Coronavac, equivalente a 8,6 milhões doses.

Celebridade

O apresentador Silvio Santos recebeu ontem, na UBS do Real Parque, a primeira dose da Coronavac. Aos 90 anos, o empresário se junta a celebridades como Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Laura Cardoso. O comunicador se apresentou vestindo pijamas e posou para fotos com profissionais de saúde. A filha Rebeca Abravanel comemorou: “Vacinado! Agradecendo muito a Deus por esse momento!”

Outra filha do apresentador do SBT, Daniela Beyruti, escreveu: “Que alegria postar essa foto. Meu pai está vacinado. Não vejo a hora da minha mãe ser vacinada também”, disse. O genro e jogador de futebol Alexandre Pato também comemorou. “Que demais!”

O apresentador está afastado das gravações de seus programas na emissora paulista desde março de 2020 por pertencer ao grupo de risco ao novo coronavírus. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)