Buscar no Cruzeiro

Buscar

Enem teve menor abstenção da história no segundo dia

10 de Novembro de 2019 às 20:45

Enem 2019 terminou neste domingo (10) com o segundo dia de prova. Crédito da Foto: Pedro Negrão/Arquivo JCS (19/10/16)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou neste domingo (10) que dos 5.095.388 inscritos, 3.709.809 fizeram a prova no segundo dia de aplicação.

[irp posts="184902" ]

 

Isso significa um índice de 72,81% de presença e de 27,10% de ausência. Na semana passada, primeiro dia do teste, o porcentual de ausentes foi de 23,1%.

Entre os candidatos, 371 foram eliminados. De acordo com o Inep, os principais motivos foram por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender às orientações dos fiscais, entre outras

De acordo com o ministro da Educação e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, essa foi a menor abstenção para o segundo dia de prova da história do Enem. "Tivemos o melhor Enem de todos os tempos", disse Weintraub, que ainda destacou que não houve "ideologia" na prova.

Pelas redes sociais, Lopes disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu com tranquilidade. "Descanse, relaxe, você fez uma boa prova, estamos torcendo por você".

Segundo dia

Este domingo (10) foi o segundo dia de prova do Enem. Participantes fizeram as provas de matemática e ciências da natureza em mais de 1,7 mil municípios.

No último domingo (3), os candidatos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O tema da redação deste ano foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Os gabaritos oficiais serão divulgados na quarta-feira (13). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões.

No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.

O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação.

Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem. (Da Redação, com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo)