Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em 24 horas, país tem recorde negativo com 600 mortes

06 de Maio de 2020 às 00:02

Equipe de Manaus transporta um passageiro. Amazonas tem 649 mortes. Crédito da foto: Michael Dantas /  AFP

O Brasil registrou nesta terça-feira (5) 600 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas, recorde de notificações de óbito para apenas um dia. Com isso, o total de vítimas subiu para 7.921, conforme o Ministério da Saúde. Pelo País, governadores e prefeitos endurecem regras de isolamento social: o Pará decretou lockdown em Belém e mais nove cidades a partir de amanhã, mesma medida que passou a vigorar ontem em São Luís. No Ceará, o governo estendeu a quarentena e anunciou normas mais rígidas para Fortaleza. O receio é de que haja sobrecarga no sistema de saúde.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (2.851), sendo seguido pelo Rio de Janeiro (1.213), Ceará (795), Pernambuco (749) e Amazonas (649).

Secretário de vigilância em saúde do ministério, Wanderson de Oliveira afirmou que o número, apesar de recorde, traz dados de óbitos de dias anteriores, que ainda estavam sob investigação.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou nesta terça suspensão total de serviços não essenciais na capital e outros nove municípios, todos com mais casos que a média estadual. Também foram vetadas visitas em casas e prédios, a não ser de trabalhadores de serviços essenciais.

Já o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que vai intensificar o isolamento social a partir de sexta, mas não confirmou que haverá lockdown. Em Fortaleza, ficará proibida a circulação de pessoas em locais ou espaços públicos, como praças, praias e calçadões, a não ser quando forem deslocamentos imprescindíveis. Também haverá controle de entrada e saída do município e do tráfego de veículos particulares nas vias públicas. E o uso de máscaras será obrigatório por todos os cearenses a partir de hoje.

Maranhão

São Luís e três cidades da região metropolitana amanheceram nesta terça-feira (5) com bloqueio total, após decisão de lockdown pela Justiça, a pedido do Ministério Público Estadual.

No centro de São Luís, registros de grande movimentação foram identificados nos bancos e em lotéricas da cidade, onde as pessoas recorriam para sacar o auxílio emergencial. Outros Estados, como Pernambuco, já disseram estudar o decreto de lockdown, caso se agrave a pandemia. (Estadão Conteúdo)