Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doria indica liderança do grupo Agora! para secretaria e define mais 5 nomes

06 de Dezembro de 2018 às 15:17

Da esquerda para a direita: Milton Santos, Rodrigo Garcia, Patrícia Ellen, João Doria, Vinicius Lummertz, Célia Parnes e Jorge Damião. Crédito da foto: Divulgação

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira, 6, uma das fundadoras do movimento de renovação política Agora! como secretária de Desenvolvimento Econômico, e definiu outros cinco nomes de seu governo. Patrícia Ellen, que chefiará a pasta, é presidente da Optum - empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health. O Agora!, grupo que Patrícia ajudou a organizar, também é ligado ao apresentador Luciano Huck.

Doria também anunciou Célia Parnes como secretária de Desenvolvimento Social. Célia é ex-presidente da União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social (Unibes). Com os anúncios, chega a três o número de secretárias mulheres no governo estadual. No mês passado, o tucano já havia anunciado a deputada estadual Célia Leão como secretária da Pessoa com Deficiência.

Doria disse que fez um convite à jogadora de vôlei Ana Paula para a secretaria de Esportes, mas que ela declinou o convite por motivos familiares. O governador eleito ainda disse que todos os nomes de seu secretariado serão anunciados até terça-feira que vem, dia 11.

O atual ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, também foi anunciado como o próximo secretário de Turismo paulista. Catarinense, Lummertz foi presidente da Embratur, de 2015 a 2018, e secretário nacional de Políticas de Turismo no ministério que hoje chefia. Com isso, o secretariado de Doria já reúne cinco ministros do governo Michel Temer - Gilberto Kassab (PSD) assumirá a Casa Civil, Rossieli Soares será o responsável pela pasta de Educação, Sérgio Sá Leitão será o secretário de Cultura, e Alexandre Baldy assumirá como secretário de Transportes Metropolitanos.

 

Milton Santos chefiará a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP). Santos é ex-presidente da Caixa Econômica Federal e foi Diretor Presidente da Desenvolve SP até abril deste ano. Atualmente é presidente da Associação Viva o Centro.

Doria também anunciou Jorge Damião como presidente do Memorial da América Latina. Damião foi secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo durante a gestão de Doria, e coordenador de eventos na antiga Paulistur nos anos 80, quando o governador eleito chefiava a agência. Paulo Mathias, ex-prefeito regional de Pinheiros na gestão Doria, será secretário adjunto de Desenvolvimento Social. Ele disputou o cargo de deputado estadual em 2018, mas não se elegeu. (Com informações do Estadão Conteúdo) 

Confira o currículo dos indicados por João Doria:

Patricia Ellen - Secretária de Desenvolvimento Econômico (engloba ciência, tecnologia e trabalho)

Nasceu em São Paulo, tem 40 anos.  Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP com mestrado em administração pública pela Harvard Kennedy School e MBA pelo Insead. Presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health Ex-sócia da consultoria McKinsey & Company. Professora de Liderança e Inovação Digital no Mestrado em Liderança e Gestão do Centro de Liderança Pública. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Co-fundadora do Movimento Agora. Nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2016.

Célia Parnes - secretária de Desenvolvimento Social

Nasceu em São Paulo, tem 52 anos. Formada em administração de empresas pela FEA-USP com diversos cursos de especialização no exterior em Gestão, Governança e Inovação. Atuou por mais de 20 anos na UNIBES, uma das mais antigas organizações da sociedade civil, onde foi Presidente e Presidente do Conselho.  Implantou o primeiro Centro Dia do Idoso na capital, e unidades de Serviço de Assistencia Social a Famílias e Instituições de Longa Permanência para Idosos no município de São Paulo. Foi homenageada pelo Conselho Parlamentar das Comunidades Estrangeiras da Assembléia Legislativa de São Paulo. Mulher do Ano pela Câmara Municipal de São Paulo. Paulistana Nota 10 pela Revista Veja.

Vinicius Lummertz - secretário do Turismo

Nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, tem 58 anos. Formado na Universidade Americana de Paris em Ciências Políticas, fez cursos de alta gestão na Kennedy School da Harvard University e no IMD de Lausanne (Suíça) e concluiu seu A’Levels em Política, Governo e Economia, no D’Overbroeck’s College em Oxford. É ministro do Turismo. Foi presidente da Embratur de 2015 a 2018. Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo de setembro de 2012 a maio de 2015. Preside o Conselho Nacional de Turismo, do qual foi também secretário executivo. Foi secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão na gestão do governador Luis Henrique da Silveira em SC, ocupando também o cargo de secretário de Articulação Internacional. Foi o criador e presidente da Empresa Estadual de PPs e Concessões de Santa Catarina. Foi diretor técnico do Sebrae Nacional no Governo FHC. Autor do livro “Brasil: Potencial Mundial do Turismo.”

Milton Luiz de Melo Santos - presidente da DesenvolveSP

Nasceu em Aracaju, tem 67 anos. Formado em Economia pela Universidade de Brasília. Especialização em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é presidente da Associação Viva o Centro. Foi Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado de São Paulo - DESENVOLVE SP – mar/2009 até abril de 2018. Funcionário do Banco Central do Brasil por 37 anos, tendo ocupado diversos cargos, sendo o último, Secretário Executivo e Chefe de Gabinete na gestão Henrique Meirelles (dez/2006). Ex-presidente das seguintes instituições financeiras: CREDIREAL, Caixa Econômica Federal e Banco Nossa Caixa SP.  Ex-membro de diversos Conselhos de Administração e de Entidades, tais como Febraban, Sebrae Nacional, Sebrae SP, Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento, Associação Brasileira de Bancos Comerciais

Jorge Damião - presidente do Memorial da América Latina

Nasceu em São Paulo, tem 61 anos. Formado em Administração, com Pós Graduação em Gestão Pública pela FAAP e Pós Graduação pela FIA/USP em Gestão do Esporte. Curso de aperfeiçoamento Universidade de Harvard. Foi Secretário de Esportes na gestão João Doria. Diretor de Relações Institucionais da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. Secretário Adjunto das Prefeituras Regionais e Esportes na Gestão Serra/Kassab. Membro da equipe que criou a Lei da Cidade Limpa na Cidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Gestor do SESI.Foi Coordenador de eventos da Cidade de São Paulo na Paulistur na gestão de João Doria. Empresário da área de Radio Difusão e comunicação.

Galeria

Confira a galeria de fotos