Buscar no Cruzeiro

Buscar

Discurso de Mamãe Falei esquenta clima na Alesp; veja os vídeos

04 de Dezembro de 2019 às 23:07

Crédito da foto: Reprodução

Uma confusão generalizada tomou conta na noite desta quarta-feira (4) no plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, o principal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), durante sessão extraordinária na qual os deputados debatiam o projeto do governo de São Paulo da reforma da previdência dos servidores paulistas.

https://twitter.com/mblivre/status/1202397243296362496?s=12

Ao usar a tribuna para fazer sua manifestação, o deputado estadual Arthur do Val, conhecido no YouTube como Mamãe Falei, e sem partido, chamou líderes sindicais, que protestavam nas galerias da Casa ao lado de professores, de “vagabundos”, provocando a indignação de deputados da oposição.

https://youtu.be/_lzOUy1aZTI

Os deputados do PT Luiz Fernando e Teonilio Barba foram os primeiros a partir para cima do deputado Arthur do Val, provocando a confusão generalizada. Mamãe Falei chama os parlamentares para a briga, ironizando que os deputados tenham ficado "ofendidinho". Em determinado momento, o deputado fez gestos obscenos para o público que estava na galeria e esquentou mais o clima na Casa.

A sessão extraordinária estava sendo conduzida pelo presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), que pediu a presença de policiais militares para protegerem o deputado Arthur do Val e suspendeu a sessão.

https://youtu.be/ZOYpsMh80nQ

A deputada estadual pela região de Sorocaba, Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente do Conselho de Ética da Casa, gravou um vídeo de 30 segundos ao final da confusão, lamentando o episódio: "Lamentável a cena que acabamos de assistir, essa agressão de deputados contra um deputado que se manifestava no Plenário mostrou uma atitude antidemocrática".

Depois de acalmados os ânimos, o deputado Teonilio Barba foi à tribuna e disse que vai pedir à Casa a cassação do mandato do deputado Mamãe Falei. Esse requerimento deverá chegar às mãos da deputada Maria Lúcia Amary.

https://youtu.be/QhTx5d07Nj0

O deputado Arthur do Val, um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), tem uma postura crítica contra o sistema e parlamentares e acabou sendo expulso do Democratas no mês passado por conta dessa atitude. Na ocasião, o parlamentar afirmou que não esperava que fosse expulso por essa razão. (Da Redação)

https://youtu.be/L-r14FRqn4A

Galeria

Confira a galeria de fotos