Buscar no Cruzeiro

Buscar

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

02 de Fevereiro de 2019 às 19:08

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado. Crédito da foto: Divulgação.

Com 42 votos, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito neste sábado (2) em primeiro turno presidente do Senado. O principal opositor de Alcolumbre, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou a candidatura na tarde de hoje.

Senador de primeiro mandato, Alcolumbre teve uma atuação discreta nos primeiros quatro anos de mandato no Senado. Na disputa pelo comando da Casa, revelou-se um hábil articulador, congregando os adversários de Renan Calheiros e os aliados do governo federal.

O novo presidente contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também filiado ao DEM.

Eleição

A eleição para a presidência do Senado foi marcada por um embate sobre se a votação seria aberta ou secreta. Ontem (1º), após cinco horas de sessão, a maioria dos parlamentares decidiu pelo voto aberto. Mas uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou que a votação deveria ser secreta.

A eleição foi feita em cédulas e teve que ser realizada duas vezes, pois na primeira apuração foi encontrada uma cédula a mais na urna. Após ser suspensa ontem, a sessão começou hoje por vota das 12h. (Agência Brasil)

Primeiro discurso

Davi Alcolumbre, em seu discurso, já como presidente do Senado, agradeceu à Casa, e nominou os candidatos derrotados, incluindo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que desistiu da disputa. “Quero dizer que o senador Renan Calheiros terá desta presidência o mesmo tratamento que todos os partidos terão”, afirmou.

Ele também falou de desafio e que não reproduzirá o revanchismo, citando bem comum, reunificação e um novo Senado. “Não tenho inimigos na política. A condição de adversário é passageira e permanentes são as instituições. Situação e oposição contarão com o mais amplo respeito desta presidência”, disse.

O novo presidente sinalizou o fim do voto secreto no Senado. “Essa será a derradeira sessão de segredismo, do conforto enganoso do voto secreto. Só com a transparência em todas as nossas práticas, o Senado conquistará seu prestígio”.

Perto do fim do discurso, ele falou sobre a crítica das ruas e como elas serão recebidas e conduzidas. “Não devemos temer a critica das ruas. Devemos ouvi-las, com atenção e recolhe-las com acato e humildade. Estamos aqui para servir o povo brasileiro e não para nos servir dele."

Ela inda citou também o enfrentamento das reformas e destacou a conciliação com os demais poderes. “O nosso País conta com cada um de nós. Não podemos falhar.”

Perfil do novo presidente do Senado

Davi Alcolumbre tem 41 anos,  é casado e pai de dois filhos. Alcolumbre nasceu em Macapá (AP) em 19 de junho de 1977. Começou a sua carreira política como vereador na cidade de Macapá, deixou o cargo em 2003 para assumir seu primeiro mandato como deputado federal. Reelegeu-se duas vezes para a Câmara dos Deputados, totalizando três mandatos consecutivos. Nas eleições de 2014, foi eleito pela primeira vez senador. Venceu a eleição do Senadodeste sábado (2) com 42 votos.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos