Brasil

Criança desliga refrigerador e estraga vacinas

Criança desliga refrigerador e estraga vacinas
Imagem ilustrativa. Crédito da foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Na quinta-feira, 18, a cidade de Rio Bananal deveria aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais de saúde do município, que fica a 177 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. Quando os primeiros funcionários chegaram à unidade de saúde, no entanto, perceberam que o refrigerador que guardava os imunizantes estava com a temperatura de 23º C — muito acima da temperatura indicada, entre 2º C e 8º C. Após investigação, a Polícia Civil descobriu que uma criança de nove anos desligou o relógio de energia da unidade de saúde durante uma brincadeira. Abaixo do equipamento, a palavra “coronavírus” foi escrita com giz branco.

Segundo a prefeitura de Rio Bananal, 133 doses da Coronavac foram perdidas. Por ser uma cidade pequena, com aproximadamente 19 mil habitantes, os imunizantes ficam em um único refrigerador. Por isso, outras vacinas também foram afetadas com a queda de energia.

A Polícia Civil informa que o inquérito será concluído e remetido ao Ministério Público, com cópia para o Conselho Tutelar do Município, que adotarão as providências cabíveis. A Secretaria Estadual de Saúde diz que vai repor as doses perdidas. (Estadão Conteúdo)

Comentários