Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conass: óbitos tiveram alta de 24% no ano

29 de Novembro de 2020 às 00:01

Conass: óbitos tiveram alta de 24% no ano Crédito da foto: Hector Retamal / AFP

O Brasil teve 177,18 mil mortes além do esperado em 2020, excesso de 24%, quando comparado a dados de anos anteriores. Os números são de painel atualizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O Amazonas apresenta o maior porcentual (58%). No começo da pandemia, teve colapso dos sistemas de saúde e funerário. Na semana que se encerrou em 25 de abril, o crescimento de mortes alcançou o pico na região. Naquele período, o número de óbitos por causas naturais foi 331% superior ao da média de anos anteriores. Nas últimas semanas de outubro, caiu para cerca de 10%.

Na outra ponta da tabela está o Rio Grande do Sul, com 3% no aumento de mortes. São Paulo, o Estado mais populoso, teve 17% de óbitos além do esperado (cerca de 28,4 mil mortes). O painel do Conass apresenta cálculos com dados compilados até 17 de outubro. A metodologia de coleta dos dados foi desenvolvida pela Vital Strategies. Naquela data, o ministério registrava 153 mil óbitos pela Covid-19 no Brasil. Agora esse total já passa de 171 mil.

O novo coronavírus não é, necessariamente, a causa direta do excesso de mortalidade. “Pode ser reflexo indireto da epidemia. Mortes provocadas, por exemplo, pela sobrecarga nos serviços de saúde, pela interrupção de tratamento de doenças crônicas ou pela resistência de pacientes em buscar assistência à saúde, pelo medo de se infectar pelo novo coronavírus”, observou o Conass. Pessoas com diabete e câncer estão entre os grupos de risco para a Covid-19. (Mateus Vargas - Estadão Conteúdo)