Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades brasileiras exigem uso de máscara

16 de Abril de 2020 às 00:01

Cidades brasileiras exigem uso de máscara Uso de máscaras é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (7/4/2020)

Na última semana, dezenas de Prefeituras, como Belo Horizonte e Salvador, têm orientado e até obrigado o uso de máscaras em vias públicas e locais fechados para evitar o avanço do novo coronavírus no Brasil. Em parte dos casos, o descumprimento pode ser punido com multa, sanção administrativa e até cassação de alvará. A medida atende recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no início do mês.

Enquanto algumas localidades apenas recomendam, ao menos 40 gestões municipais de todas as regiões do País publicaram decretos que obrigam parte ou toda a população a utilizar máscaras. As determinações indicam máscaras caseiras para não desabastecer o estoque de equipamentos para profissionais de saúde.

Ontem, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), informou que moradores serão obrigados a usar máscaras. A determinação será publicada amanhã e o material será fornecido pelo município para a população mais vulnerável.

Já o governo de Mato Grosso exige, desde o início desta semana, o uso da máscara em comércios e serviços e tem distribuído esses itens em locais de aglomeração. O Estado de Santa Catarina também adotou a exigência em alguns setores.

Florianópolis deve publicar decreto nesta semana com exigência para trabalhadores e frequentadores de comércios e serviços. A determinação já existe no âmbito estadual para trabalhadores.

No Estado de São Paulo, ao menos quatro municípios aderiram: Guaratinguetá, Tremembé, Porto Feliz e Praia Grande, que exige o uso do item no interior de comércios, empresas prestadoras de serviços, táxis e carros de transporte por aplicativo, além de áreas externas se houver formação de filas.

Exterior

Países como China, Coreia do Sul e Cingapura, que tiveram transmissão menos intensa da Covid-19 em comparação com Estados Unidos, Itália e Espanha, fazem uso intenso da máscara. Em Israel, no Equador e em Buenos Aires o uso é obrigatório. (Estadão Conteúdo)