Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara chama Ministério da Saúde para explicar vazamento de dados

06 de Dezembro de 2020 às 00:01

Câmara chama Ministério da Saúde para explicar vazamento de dados Trabalhos na Câmara dos Deputados, em Brasília. Crédito da foto: Najara Araujo / Câmara dos Deputados (1/9/2020)

A comissão da Câmara de Deputados que acompanha as ações de enfrentamento à Covid-19 convocou uma audiência pública para que o Ministério da Saúde explique os recentes casos de exposição indevida de dados de milhões de brasileiros. A reunião foi marcada para a próxima terça-feira, às 17h.

Foram chamados para prestar esclarecimentos no encontro, além de integrante do ministério, representante do Hospital Albert Einstein, que esteve envolvido com o primeiro vazamento de dados por um erro de um dos seus funcionários, além de instituições de direito e defesa do consumidor, como o Idec.

O primeiro caso de exposição indevida de dados foi revelado pelo Estadão no dia 26 de novembro, quando uma reportagem mostrou que dados de 16 milhões de pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19 ficaram abertos para consulta após um funcionário do Hospital Albert Einstein que trabalhava em um projeto com o Ministério da Saúde ter mantido uma lista com logins e senhas a um sistema federal em sua página pública da plataforma github. O funcionário foi demitido e o ministério corrigiu o problema. Além de dados como CPF, endereço e telefone, os pacientes tiveram expostas informações de doenças crônicas e condições de saúde. (Estadão Conteúdo)