Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasileiro passa a apostar em soluções caseiras de reforma para economizar

24 de Julho de 2020 às 17:27

https://www.pexels.com/pt-br/foto/1388944/ https://www.pexels.com/pt-br/foto/1388944/

O isolamento social motivado pela pandemia da Covid-19 mudou completamente nossa relação com o próprio lar. O enorme tempo dentro de casa e a acumulação de tarefas que normalmente eram feitas em outros lugares trouxe à tona diversas necessidades que ficavam ofuscadas anteriormente, quando a casa servia apenas para momentos de descanso. Mais espaço, mais conforto e mais funcionalidade estão entre as principais demandas do momento.

Em contrapartida, a crise financeira atual é um enorme obstáculo para a realização de grandes reformas em casa. Por isso, vem crescendo muito o número de brasileiros que estão apostando em soluções caseiras e baratas para revitalizar o lar.

A demanda por privacidade dentro das próprias casas subiu, na medida em que o trabalho e os estudos passaram a ser realizados domesticamente. Por essa razão, uma das pequenas e fáceis reformas caseiras que vem ganhando popularidade durante a quarentena é a instalação de divisórias, buscando um melhor aproveitamento dos espaços caseiros e delimitando onde cada atividade deve ser realizada.

A pintura de paredes e de móveis também está em alta: o número de buscas na internet sobre formas de pintar as paredes mais que dobrou desde o início do isolamento.  O tempo gasto em casa faz com que nos sintamos enjoados dos ambientes mais rapidamente. Dessa maneira, as pinturas são uma forma fácil de revitalizar os espaços.

A troca de pisos é outra reforma que está sendo impulsionada pelas necessidades de renovação nos ambientes. O piso vinílico e o piso laminado são os que mais estão fazendo sucesso, devido à versatilidade e facilidade para instalar. Além disso, a facilidade na limpeza também interfere muito nas escolhas, já que a higiene é prioridade durante o período da pandemia.

O home-office, que provavelmente veio para ficar, é um caso a parte nestas reformas, pois exige um ambiente tranquilo, iluminado e confortável. Em busca de móveis ideais para a realização das tarefas do trabalho, muitas pessoas estão se arriscando na marcenaria, que proporciona uma experiência personalizada sob medida, tanto para o tamanho dos cômodos, quanto para o tipo corporal. Depois do início da quarentena, foi possível notar uma explosão nas vendas dos equipamentos para esta prática, como a lixadeira orbital, que está sendo três vezes mais buscada do que em janeiro.

A busca por relaxamento e a tentativa de simular um contato com o mundo externo está consolidando outra tendência neste período: as florestas urbanas. Não é exatamente uma reforma, mas tem o poder de mudar completamente o clima da casa. Trata-se da criação de muitas plantas nos espaços internos das casas. Para aqueles que não possuem varandas ou quintais, é uma das únicas maneiras de manter-se apegado a natureza.