Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasil enviará aviões para buscar máscaras

12 de Abril de 2020 às 00:01

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que o Brasil vai enviar cerca de 20 aviões na próxima semana à China, para trazer um total de 240 milhões de máscaras adquiridas no país asiático.

Com a medida, o governo brasileiro que evitar problemas com retenção de suprimentos, como ocorreu para diversos países, que tiveram suas compras bloqueadas pelos Estados Unidos.

O Brasil também busca uma rota de voo que não passe pelo solo americano. Gabbardo já disse que três rotas são analisadas, mas se recusou a detalhar o assunto, sob o argumento de que é uma informação “reservada”. O secretário executivo disse que o assunto tem sido tratado pelo Ministério da Infraestrutura e o Itamaraty.

O governo ainda tenta comprar respiradores mecânicos na China, apesar de ter dado início à produção nacional do equipamento. Há problemas também para a aquisição de testes de Covid-19. Mais da metade dos 22,9 milhões de testes aguardados pelo governo não tem data de entrega prevista

Roubo em Cumbica

Policiais do Departamento de Operações Estratégicas (Dope) detiveram, ontem, mais de dez suspeitos de integrar uma quadrilha que roubou 15 mil testes para Covid-19 e 2 milhões de máscaras do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo a Polícia, eles guardavam os materiais em um galpão no bairro do Ipiranga, zona sul da Capital. (André Borges - Estadão Conteúdo)