Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brasil apoia esforço para vacina, diz Bolsonaro

22 de Novembro de 2020 às 00:01

Brasil apoia esforço para vacina, diz Bolsonaro Crédito da Foto: Marcos Correa / PR

O presidente Jair Bolsonaro salientou que o Brasil se soma aos esforços internacionais para a busca de vacinas eficazes e seguras contra a Covid-19 e que vem adotando tratamento precoce no combate à doença. A declaração foi dada durante reunião virtual dos líderes do grupo das 20 maiores economias do planeta (G-20), conforme texto divulgado pelo Palácio do Planalto. “Apoiamos o acesso universal, equitativo e a preços acessíveis aos tratamentos disponíveis. É com esse objetivo que participamos de diferentes iniciativas voltadas ao combate à doença.”

Apesar do discurso em âmbito internacional, o presidente fez uma consideração que tem como alvo o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). O tucano chegou a falar da importância de todos os brasileiros serem imunizados quando uma vacina estiver disponível. “É preciso ressaltar que também defendemos a liberdade de cada indivíduo para decidir se deve ou não tomar a vacina. A pandemia não pode servir de justificativa para ataques às liberdades individuais”, afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro também afirmou que “desde o início” seu governo ressaltou que “era preciso cuidar da saúde e da economia, simultaneamente”. “O tempo vem provando que estávamos certos”, disse.

O presidente afirmou ainda que os desafios enfrentados em 2020 não têm precedentes na história recente. “A cooperação no âmbito do G-20 é essencial para superarmos a pandemia de covid-19 e retomarmos o caminho da recuperação econômica e social.” Ele também defendeu a manutenção do “compromisso de trabalhar para o crescimento econômico e a liberdade de nossos povos e a prosperidade do mundo.” (Estadão Conteúdo)