Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bolsonaro foi submetido a exames e cirurgia está confirmada, diz hospital

27 de Janeiro de 2019 às 17:45

O presidente comentou a agenda dos últimos dias, antes de dar entrada no hospital. Foto: Evaristo Sa / AFP

O presidente Jair Bolsonaro foi submetido à avaliação clínica pré-operatória, exames laboratoriais e de imagem, com resultados normais, informou há pouco o boletim médico do hospital Albert Einstein, assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, pelo clínico e cardiologista Leandro Echenique e pelo diretor-superintendente do hospital Albert Einstein, Miguel Cendoroglo. De acordo com o documento, a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal está confirmada para amanhã, dia 28.

No Twitter, o presidente divulgou um vídeo logo após dar entrada no hospital. Nas imagens, ele agradece as orações para que a cirurgia seja bem sucedida.

https://twitter.com/i/status/1089577826423136256

“Hoje, domingo, voamos de manhã para São Paulo. Estou aqui, em São Paulo, no [Hospital] Albert Einstein, onde amanhã a partir das 7h da manhã, devo ser submetido à cirurgia de retirada da bolsa de colostomia. Deve durar por volta de três horas, mas se Deus quiser, correrá tudo bem. Meu muito obrigado a todos vocês e obrigado pelas orações”, disse no vídeo.

[irp posts="69843" ]

 

Bolsonaro usa uma bolsa de colostomia desde que foi esfaqueado em um ato de campanha, em Juiz de Fora, dia 6 de setembro do ano passado. A facada atingiu o intestino, e o então candidato foi submetido a duas cirurgias, uma na Santa Casa de Juiz de Fora e outra no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A bolsa de colostomia usada por ele por cerca de quatro meses funciona como um intestino externo e possibilita a recuperação do intestino grosso e delgado.

Balanço

Em um balanço das atividades dos últimos dias, Bolsonaro destacou a participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O evento, que todos os anos reúne líderes políticos e dirigentes de empresas, marcou a estreia de Jair Bolsonaro na política internacional. A delegação brasileira deixou a Suíça na quinta-feira (24), um dia antes do encerramento do evento.

“Olá amigos, primeiro quero agradecer a Deus por estar vivo e depois a vocês pelo mandato que ora eu exerço em Brasília. Passamos uma semana em Davos [Suíça], em contato com chefes de Estado, economistas, empresários do mundo todo. No meu entender foi um sucesso. Todos gostam do Brasil. O Brasil será uma grande Nação, com toda certeza”, disse.

Bolsonaro também lamentou o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na manhã desta sexta-feira (26), o presidente sobrevoou a área afetada pela tragédia.

“Retornamos de Davos, então, na madrugada de sexta-feira, e depois do almoço [aconteceu] aquela barbaridade em Brumadinho - Minhas Gerais. Algo que afeta a todos nós e somos solidários das vítimas. Bem, no dia seguinte, sábado, sobrevoamos a região e o nosso time de ministros já tinham tomado as suas providências no sentido de buscar melhorar a dor dos familiares, bem como dar apoio aos sobreviventes, entre outras coisas”.  (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)