Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bolsonaro tem alta e deixa hospital rumo a Brasília

13 de Fevereiro de 2019 às 12:36

Crédito da foto: Reprodução/ Twitter/ Jair Bolsonaro (10/ 02/ 2018)

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Albert Einstein na manhã desta quarta-feira (13), com o quadro pulmonar normalizado e a função intestinal restabelecida, de acordo com boletim médico divulgado após a saída dele do hospital paulistano.

Após internação para cirurgia de retirada da bolsa de colostomia, Bolsonaro havia sido diagnosticado com pneumonia. De acordo com a equipe médica, o presidente deixou o hospital sem dor, sem febre e mantendo uma dieta com alimentação leve.

Bolsonaro já está a caminho de Brasília. No Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, o presidente embarcou por volta das 12h50 no avião presidencial, acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, e de integrantes da sua equipe. O presidente chegou ao aeroporto paulistano cercado por um forte esquema de segurança e dirigiu-se diretamente ao avião presidencial. (Daniel Weterman e Roberto Carlos dos Santos - Estadão Conteúdo)

Período de descanso

Bolsonaro deixou o hospital sem que algumas perguntas fossem respondidas. Ainda não há informação sobre quando ele poderá retomar suas atividades normalmente no Palácio do Planalto, nem se conseguirá manter a agenda no exterior prevista para os próximos dois meses.

Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, Bolsonaro "ainda passará por um período de descanso", mas a duração dependerá de uma autoavaliação.

Pelo menos até o final da semana, de acordo com Barros, o presidente ficará no Palácio do Alvorada, onde mora com a família, e fará uma autoavaliação para saber se poderá realizar reuniões com os ministros no local. Não há previsão de retorno ao Planalto.

As viagens para países como Estados Unidos e Israel, previstas para acontecer entre março e abril deste ano, seguem na programação, mas sem definição de quando vão, de fato, ocorrer. "A equipe mantém o planejamento de viagens ao exterior, a questão é quando", disse o porta-voz.

Durante coletiva, Rêgo Barros confirmou que Bolsonaro está a caminho de Brasília e que irá direto para o Alvorada. O avião presidencial decolou por volta das 13h. Não há compromissos previstos nesta quarta-feira (13). O porta-voz contou, ainda, que o presidente acordou "animado, disposto e ansioso para voltar a Brasília e sua casa".

Por orientação médica, a expectativa é que Bolsonaro mantenha um ritmo moderado de trabalho pelo menos nos primeiros dias. Ele deverá despachar do Alvorada, para só depois voltar a despachar do Palácio do Planalto.

Twitter

Logo depois de receber alta e ser liberado para voltar a Brasília, o presidente comentou em seu perfil no Twitter sobre as cirurgias e os processos de recuperação decorrentes do atentado por ele sofrido durante as eleições de 2018. "Foram três cirurgias e mais de um mês no hospital", escreveu.

O presidente comemorou sua recuperação e relembrou que seu agressor já havia sido filiado ao PSOL, partido de oposição ao seu governo. "Finalmente deixamos em definitivo o risco de morte após a tentativa de assassinato de ex-integrante do PSOL". Bolsonaro ainda agradeceu "a Deus e a todos por finalmente poder voltar a trabalhar em plena normalidade". (Por Julia Lindner e Gregory Prudenciano - Estadão Conteúdo)