Brasil

Bahia tem primeiro caso de coronavírus e confirmações chegam a 9 no País

Paciente é uma mulher de 34 anos que voltou de uma viagem à Itália
Na Bahia, há ainda outros 23 casos que aguardam análise laboratorial. Crédito da foto: AFP

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Estado. Com o registro, subiu para nove o total de casos confirmados da infecção no Brasil. Até então, os pacientes infectados estavam concentrados no Sudeste: seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo.

Segundo nota divulgada na manhã desta sexta-feira, 6, a paciente é uma mulher de 34 anos, residente de Feira de Santana, que voltou no dia 25 de fevereiro de uma viagem à Itália, com passagens por Roma e Milão. Ainda segundo o comunicado, a paciente está em casa e deve permanecer em isolamento.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fabio Vilas-Boas, a paciente manifestou sintomas apenas após ter chegado à Bahia. “Isso é diferente de haver uma contaminação interna no Estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirmou.

Além do caso confirmado, a Bahia já contabilizou 73 casos suspeitos de infecção do vírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 descartados laboratorialmente e 23 que aguardam análise laboratorial. (Estadão Conteúdo)

Comentários