Buscar no Cruzeiro

Buscar

Avião arremete para evitar colisão com outro no pouso; veja vídeo

18 de Fevereiro de 2019 às 22:13

Vídeo registrou Boeing da Gol arremetendo durante táxi do Embraer da Azul. Crédito da Foto: Reprodução Vídeo registrou Boeing da Gol arremetendo durante táxi do Embraer da Azul pela pista. Crédito da Foto: Reprodução

A manobra de um Boeing 737-700 na aproximação para pouso no aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, no domingo (17), assustou passageiros e pessoas que estavam em solo: o comandante do voo 1862 da Gol arremeteu a aeronave, cancelando o pouso e voltando a subir, ao perceber que outro avião, um Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas (voo 2700), em táxi, ocupava a pista. Confira no vídeo!

https://youtu.be/wIQLNte9hhQ

O aeroporto de Fernando de Noronha não conta com torre de controle própria e, de acordo com a Aeronáutica, os pousos e decolagens são operados por rádio. Normalmente, os dois voos não se encontram na única pista do aeroporto; porém, naquele dia, o voo da Azul atrasou mais de duas horas.

[irp posts="75727" ]

 

Em nota, a Aeronáutica informou que "a arremetida registrada no aeródromo de Fernando de Noronha (PE), no domingo (17/2), ocorreu dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo. A situação foi classificada como normal". Conforme as autoridades, "as aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso."

A Aeronáutica também deu detalhes de como são operados os pousos e decolagens naquele local. "(...) O serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de Serviço de Informação de voo. Nesta modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias à operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase do voo, qual o procedimento será utilizado e inclusive em qual pista irá realizar a decolagem ou o pouso." (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos