Buscar no Cruzeiro

Buscar

Apesar de restrições, litoral paulista tem praias lotadas

03 de Janeiro de 2021 às 00:01

Apesar de restrições, litoral paulista tem praias lotadas Em muitas cidades, as prefeituras liberaram o acesso às praias. Crédito da foto: Vincent Bosson / Fotoarena / Estadão Conteúdo

A virada do ano teve praias invadidas por banhistas e tomadas por aglomerações em quase todo o litoral de São Paulo. No litoral norte, com o acesso às praias liberadas, turistas causaram grandes aglomerações na faixa de areia e foi necessária a intervenção da Polícia Militar. No litoral sul, praias interditadas foram invadidas no Guarujá e em São Vicente. Sem condições de controlar a multidão de turistas, a prefeitura do Guarujá antecipou para a manhã de sexta-feira, 1º, a reabertura das praias, que estava prevista somente para hoje.

Todo o litoral foi colocado na fase vermelha do Plano São Paulo, por causa do aumento nos casos de Covid-19, mas o litoral norte decidiu manter o acesso livre às praias. Já algumas prefeituras do litoral sul, como as de Santos e Guarujá, optaram por bloquear o acesso à faixa de areia com gradis, telas e faixas zebradas para evitar aglomerações.

Em Ubatuba, no litoral norte, banhistas se aglomeraram e causaram tumulto com o uso de som alto na Praia Grande, a principal da cidade. Apesar das praias liberadas, uma lei municipal proíbe o som alto. A Polícia Militar interveio e dispersou a multidão. Segundo a PM houve mais de 20 autuações por excesso de som e cada uma resultou em multa de R$ 5 mil. Nem as chuvas conseguiram reduzir a lotação das praias (veja matéria acima).

Em Santos, outra cidade que fechou as praias, a prefeitura informou que a restrição será mantida. Conforme o município, a população colaborou e respeitou a interdição, mantendo as praias vazias. A cidade de Praia Grande manteve as praias liberadas, mas a prefeitura não conseguiu evitar as aglomerações. Centenas de turistas e moradores se reuniram na orla sem usar máscaras e as praias ficaram lotadas. A faixa de areia chegou a ser coberta por guardas-sóis. (José Maria Tomazela - Estadão Conteúdo)