Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anvisa autoriza uso emergencial de vacina experimental contra Covid-19

10 de Dezembro de 2020 às 13:46
Kally Momesso [email protected]

Anvisa permite uso emergencial desde que sejam cumpridos os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia. Crédito da Foto: Ludovic MARIN / AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, temporariamente, na manhã desta quinta-feira (10), o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 em caráter experimental. A aprovação foi decidida em reunião realizada virtualmente entre os integrantes da Anvisa.

De acordo com a diretora da agência, Alessandra Bastos Soares, a medida foi tomada com base nos índices epidemiológicos que demonstram uma segunda onda da doença. "Sabe-se que a doença já vitimou mais de 170 mil pessoas e causou inúmeras internações, promovendo sofrimento a toda a população brasileira", declarou Alessandra.

A autorização, também explicou ela, visa mitigar os efeitos diretos e indiretos da pandemia. Além disso, é uma forma de agir conforme das mudanças cenário pandêmico. "Devemos nos pautar na técnica e na ciência, mas também agir com razoabilidade e sobre a flâmula do interesse público", justificou a diretora.

Ainda conforme Alessandra,  a Anvisa irá permitir o uso emergencial desde que "sejam cumpridos os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia, baseando-se no monitoramento dessas vacinas no País". (Kally Momesso - programa de estágio/ Supervisão: Vinicius Camargo)