Buscar no Cruzeiro

Buscar

51 pessoas recebem vacina da Covid ao invés da de gripe

17 de Abril de 2021 às 00:01

51 pessoas recebem vacina da Covid ao invés da de gripe Movimento na UBS Jardim das Nações, ontem, em Diadema. Crédito da foto: Tiago Queiroz / Estadão Conteúdo

Cinco crianças, com idade entre sete meses e quatro anos, receberam equivocadamente a vacina Coronavac no lugar da imunização contra a gripe na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Nações, em Diadema, no ABC Paulista. Caso semelhante também foi relatado em Itirapina, no interior paulista. No entanto, a quantidade de vacinados indevidamente foi maior, sendo 18 adultos (entre eles, duas gestantes) e 28 crianças. Ao todo, 51 pessoas, entre crianças e adultos, receberam a vacina da Covid-19 em vez de imunizante contra gripe nos dois municípios de São Paulo.

Na quinta-feira (15) à noite, o município de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), afirmou que foi aberto um processo administrativo para apuração dos fatos e das responsabilidades dos envolvidos, para adoção das medidas cabíveis em relação ao ocorrido. Também condenou veemente a aplicação considerada equivocada. “Além disto, a gestão determinou o afastamento imediato das duas funcionárias envolvidas no ocorrido”, acrescentou.

Assim que a ocorrência foi identificada, os responsáveis pelas crianças vacinadas foram convocados na unidade para os devidos esclarecimentos e orientações. “Todos eles são baseados no documento técnico, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que normatiza a campanha de vacinação contra a Covid-19”, disse, em nota. Todas as crianças serão monitoradas por pelo menos 42 dias.

Itirapina

Na última quarta-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina, durante o controle do estoque das vacinas, percebeu a ausência dessas vacinas. “Imediatamente foi verificada a possibilidade de erro praticado por uma técnica de enfermagem ao separar a caixa contendo os frascos da vacina, o que acabou confirmado, resultando no envio ao local de vacinação, das doses da Coronavac, no lugar das vacinas da gripe (influenza)”, disse, em nota.

A pasta comunicou à Vigilância Epidemiológica de Piracicaba sobre a falha e solicitou orientações sobre as medidas a serem adotadas. “Todas as providências para a segurança dessas pessoas foram tomadas e, segundo orientação dos médicos especialistas consultados, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos”, afirmou.

Outra medida adotada pela secretaria foi informar pessoalmente todos os vacinados sobre o ocorrido e disponibilizar uma equipe médica para avaliação e orientação, com acompanhamento por 14 dias.

Até o momento não foi relatada nenhuma anormalidade em relação à saúde das pessoas vacinadas indevidamente.