Buscar no Cruzeiro

Buscar

1 milhão de paulistanos já foi exposto ao novo coronavírus

24 de Junho de 2020 às 00:07

Os primeiros resultados de inquérito sorológico feito pela Prefeitura de São Paulo indicou que 9,5% da população -- 1,16 milhão de pessoas -- foram expostos ao coronavírus. Segundo o Município, a taxa é maior que de estudos similares de outros países, como França e Espanha. Oficialmente, a cidade tem 118 mil casos confirmados. O levantamento também mostrou que a mortalidade é três vezes maior na periferia da cidade.

Com o estudo, segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, o índice de mortalidade na Capital é de cerca de 0,5 morte a cada mil infectados. “Sem a taxa de prevalência, a taxa de letalidade na cidade de São Paulo era de 26 para mil infectados. O inquérito sorológico nos apresenta o real cenário. A taxa de letalidade é de 0,5%: cinco pessoas a cada 1 mil infectados”, afirmou ele.

O levantamento é uma pesquisa com 5.446 cidadãos, testados pela Prefeitura após terem sido escolhidos por sorteio, de forma a contemplar todas as regiões. Dividida por área, a taxa de infecção varia. Na zona leste, a doença já chegou a 12,5% dos moradores. Na zona sul, a 7,5%.

A Prefeitura também apresentou um mapa sobre a mortalidade de acordo com a população de cada um dos 96 distritos. E a letalidade da doença é o triplo em bairros da periferia. (Estadão Conteúdo)