Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ford lança o Ka FreeStyle

31 de Maio de 2018 às 13:37

[gallery columns="1" size="full" ids="52611,52609,52610"]

A Ford deposita uma enorme esperança na continuidade das vendas do Ford Ka, o carro mais vendido da marca no Brasil e que garante à marca norte-americana a presença entre os quatro maiores fabricantes brasileiros. O segundo veículo mais vendido da marca, o utilitário esportivo EcoSport, passou por mudanças recentemente e até ganhou uma versão com tração nas quatro rodas, o EcoSport Storm, mas continua patinando nas vendas. O pequeno Ka, fabricado em Camaçari (BA) tem uma trajetória comercial de respeito. Nos quatro primeiros meses deste ano foram vendidas 32.790 unidades do modelo. Somente em abril foram 8.764, um volume considerável, embora represente a metade do volume do Chevrolet Onix, que no mesmo mês emplacou 16.617 veículos. De 2014 até agora já foram vendidos 440 mil Ka no Brasil. O modelo também é comercializado em 125 países, o que o torna um sucesso internacional. O EcoSport, mesmo com a adoção de novo câmbio automático e nova motorização não passou, no acumulado do ano até abril, de 9.955 unidades vendidas, muito atrás do campeão Jeep Compass (17.584), Honda HR-V e Nissan Kicks.

O problema é que o Ka é um veículo de entrada, o mais barato da linha e com isso oferece pequena margem tanto para o fabricante como para os concessionários. Na linha 2019, a versão mais barata do compacto, a S 1.0, custa R$ 45.490. Aproveitando os bons ventos no segmento de utilitários esportivos e crossovers no mercado brasileiro e mundial, a marca resolveu dar um aspecto de SUV para uma versão do Ka, a FreeStyle, que também inaugura um novo motor para a gama. Não é uma novidade, pois várias montadoras adotaram soluções semelhantes, como Renault (Kwid e Sandero Stepway), Chevrolet com seu Onix Activ, entre outros. Até a Ford mantinha até agora a versão Trail do Ka, um pouco menos sofisticada. Essa é uma maneira de entregar ao mercado um veículo com maior valor agregado e com um estilo que agrada ao consumidor. Para se ter uma ideia do crescimento do segmento de SUVS é importante lembrar que em 2003 ele representava 4% da produção e em 2018 chegou a 22%.

O Ka Freestyle chega com um visual provocante, maio r altura em relação ao solo (188 mm) e uma bem resolvida combinação de motor e câmbio. O modelo ganhou o motor 1.5 Ti-VCT de três cilindros, que agora já é fabricado no Brasil que rende até 136 cv de potência com etanol e 128 cv com gasolina. O torque também é generoso, 16,1 kgfm com etanol e 15,6 kgfm com gasolina, com 85% já disponível a 1.500 rpm. Esse motor pode ser acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou a uma caixa automática convencional de seis marchas.

Além do aspecto robusto e do motor competente, há que se destacar o bom trabalho que a Ford fez na suspensão do Ka, que absorve as irregularidades do terreno com facilidade e transpõe obstáculos como lombadas sem problemas. O carro, segundo o fabricante, recebeu reforços estruturais. O carro vem com seis airbags: dois frontais, dois laterais e dois de cortina. O modelo vem equipado com controle de estabilidade e tração e um sistema de proteção anticapotamento com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente e reduz a potência do motor para garantir o controle. A versão conta ainda com sensor de estacionamento e câmara de ré.

O preço sugerido para a versão com câmbio manual é de R$ 63.490 e R$ 67.990 com câmbio automático.

Galeria

Confira a galeria de fotos