Rota do Equilíbrio

Sashimi — uma ótima opção de “comfort food” low-carb

Os fãs de comida japonesa sabem que um dos benefícios do sashimi é o seu sabor delicioso. No entanto, será que sabem que o prato traz muitos ganhos para o nosso organismo?

Para quem busca uma dieta mais saudável e equilibrada, que seja amigável ao seu organismo e traga benefícios para o seu corpo, uma ótima ideia pode ser adicionar o sashimi com mais frequência na sua vida alimentar.

Quer saber por quê? Então siga a leitura e confira quais são os benefícios do Sashimi!

Um dos benefícios do sashimi é ser uma fonte de Ômega-3

O Ômega-3 é um importante nutriente ligado a benefícios em uma série de sistemas do nosso organismo, sendo chamada de “gordura boa” por muitos especialistas.

Dentre os seus benefícios, o Ômega-3 tem uma atuação anti-inflamatória e protege várias células do organismo, melhorando muito o funcionamento do nosso cérebro (especialmente a memória e a capacidade de raciocínio).

Além dos benefícios no cérebro, o Ômega-3 ainda está ligado a uma série de melhorias no nosso sistema imunológico, sistema cardiovascular, redução da inflamação em geral, melhoria na pressão arterial e até mesmo no combate à depressão.

Ou seja: é um nutriente importantíssimo para o nosso organismo e essencial para a saúde. E sabe quais os alimentos mais ricos em Ômega-3?

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Justamente peixes que são usados no sashimi, como o Salmão (1,4 gramas de Ômega-3 a cada 100 gramas de salmão).

Na prática, 100 gramas de salmão contribuem para quase toda a necessidade diária de Ômega-3 em homens adultos.

Comer sashimi é aproveitar comida “de verdade”

De acordo com alguns estudos, o consumo de alimentos ultraprocessados está ligado a mortes prematuras e doenças cardiovasculares.

Por isso, é importante adicionar mais comidas “de verdade”, ou seja, com baixo nível de processamento no seu cardápio.

Esse é um dos principais benefícios do sashimi: adicionar uma boa fonte de comida com baixo nível de processamento, cheia de nutrientes e muito saborosa. Por isso, é um prato muito interessante para substituir as pizzas e hambúrgueres dos “dias especiais”.

Um dos benefícios do sashimi é ser uma fontes de proteínas

O sashimi é uma excelente fonte de proteínas para o nosso corpo, sabia? Para quem precisa daquela boa dose de energia para o organismo, o prato é uma excelente opção, especialmente por conter vários outros nutrientes positivos.

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Por exemplo, cada 100 gramas de sashimi de atum apresenta 23,3 gramas de proteína (e 116 calorias), enquanto cada 100 gramas de sashimi de salmão tem 19,9 gramas de proteína (e 144 calorias).

Em termos comparativos, 100 gramas de ovo apresenta 13 gramas de proteína e 149 calorias (mais calorias e menos proteínas), enquanto 100 gramas de feijão contam com 6,6 gramas de proteína e 91 calorias.

O sashimi é uma excelente fontes de boas gorduras

Nem toda gordura é negativa para o nosso corpo. Algumas delas, como as gorduras saturadas e os ácidos graxos do tipo ômega-3, são muito positivas.

Os ácidos graxos ajudam a controlar o aparecimento de doenças como a diabetes ou a hipertensão no nosso corpo, além de regular o colesterol ruim do organismo.

Eles também ajudam no tratamento para a pele e depressão, diminuem as doenças inflamatórias (como a endometriose) e diminuem os riscos de doenças cardíacas, além de ajudar a prevenir certos tipos de câncer.

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Como você provavelmente já adivinhou, os peixes são alimentos riquíssimos em gorduras saudáveis, especialmente o atum e o salmão, os mais usados na produção de sashimi.

Por isso, um dos benefícios do sashimi é trazer uma série de gorduras boas para o corpo, o que ajuda a mantê-lo mais saudável.

Palavras finais

E aí, gostou de conhecer os benefícios do sashimi na sua vida? Agora que você viu as vantagens desse prato, com certeza está com vontade de pedir por um sushi delivery, certo?

Se for o caso, pode comer sem culpa.

Se você gostou do conteúdo, deixe abaixo um comentário com a sua opinião sobre o sashimi!

 

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