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Rota do Equilíbrio

Quais são as melhores maneiras de reverter a resistência à leptina?

Atualmente, a ciência ainda não tem uma resposta clara sobre como reverter a resistência à leptina.

Mas existem diversas teorias.

Sendo que a maioria delas envolve eliminar ou reduzir os fatores que parecem causar a resistência à leptina em primeiro lugar – inflamação, alterações lipídicas, e leptina cronicamente elevada.

Dessa forma, algumas das medidas práticas que você pode adotar incluem:

  • evitar comida processada: comer comida ultraprocessada pode danificar seu sistema intestinal e aumentar a inflamação celular;
  • comer fibras solúveis: comer fibras solúveis pode ajudar a melhorar a saúde intestinal (e, alguns acreditam, proteger contra a obesidade). Leguminosas como o feijão são ricas em fibra solúvel;
  • praticar exercícios: atividade física pode ajudar a reverter a resistência à leptina;
  • dormir bem: a privação do sono está fortemente ligada a problemas com a leptina. Veja estas 7 dicas para dormir melhor;
  • diminuir seus triglicérides: uma dieta low-carb é uma das melhores maneiras de fazer isso;
  • comer proteínas: comer proteínas em quantidade suficiente pode te ajudar a perder peso, e isso pode melhorar sua sensibilidade à leptina;
  • outras medidas: é algo um tanto quanto especulativo, mas alguns pesquisadores (como o treinador sueco Martin Berkhan) acreditam que estratégias como se manter no peso desejado por um bom período de tempo, e praticar jejum intermitente podem ajudar a “reprogramar” o set point natural do corpo.
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Resumindo: não existe uma maneira simples de eliminar a resistência à leptina.

No entanto, algumas mudanças de estilo de vida podem ajudar nessa jornada, e de bônus melhorar sua qualidade de vida.

Para entender mais sobre a leptina, a resistência à leptina, e os fatores por trás dela, recomendo que assista ao vídeo abaixo.

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