Buscar no Cruzeiro

Buscar

Por onde começar a mudar sua alimentação para ser mais saudável

08 de Setembro de 2018 às 11:21

Você sabe como ter uma reeducação alimentar? Se sofre com algum tipo de problema de saúde ou de peso, provavelmente precisa aprender esse conhecimento. Afinal, ele é muito útil para ter uma vida mais saudável.

Atualmente, metade de todos os brasileiros estão acima do peso ideal, o que apresenta um risco de saúde para todas essas pessoas. Uma das razões para a questão é uma má educação alimentar.

Por isso, é importante aprender como ter uma reeducação alimentar de maneira fácil e prática, sem grandes dificuldades no processo. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

Como ter uma reeducação alimentar: 5 ideias

1. Faça cursos

Uma boa opção para aprender como ter uma reeducação alimentar é fazer alguns cursos online na área de saúde. Isso porque você aprenderá, em primeira mão, as informações necessárias para poder ter uma saúde melhor.

Isso é importante porque mudanças duradouras só acontecem quando há uma absorção real dos fundamentos por trás delas. Na prática, isso significa que só dá para passar por uma reeducação alimentar sólida, estável e sem riscos de recaídas quando se conhece a lógica por trás de cada alimentação. Afinal, saber como cada item funciona e seu propósito na alimentação é vital para poder fazer escolhas por contra própria, inventar pratos e ter mais flexibilidade no seu dia a dia.

É claro que você não precisa se tornar um nutrólogo com doutorado, mas é importante aprender o básico sobre o assunto e até mesmo alguma coisa mais avançada para poder tomar decisões por contra própria.

2. Converse com um nutricionista

Uma reeducação alimentar começa com uma boa conversa com um nutricionista ou nutrólogo especializado no assunto. Isso é importante pois não é fácil começar do zero no assunto. Além de ser desmotivante não saber como fazer as comidas ou o que comer e em qual quantidade, é muito difícil dar o primeiro passo e efetivamente começar a sua nova rotina alimentar.

Por isso, a conversa com o nutricionista é essencial para poder começar da melhor maneira possível. Ele ajudará a adaptar a reeducação em fases para que você não sofra tanto com as mudanças e vá, pouco a pouco, tendo uma vida mais saudável e sem tanta pressão com o que vi comer.

Além disso, um bom nutricionista ou nutrólogo ajuda com receitas especiais que deixam a alimentação mais gostosa. Afinal, muita gente evita comer alimentos saudáveis porque são “ruins”. No entanto, com o apoio de um nutricionista ou nutrólogo, será possível pegar receitas especiais e aprender a preparar melhor esses pratos novos.

3. Comece devagar

Uma das dificuldades de quem passa por um processo de reeducação alimentar é a pressa em ter bons resultados rapidamente. Infelizmente, não existe reeducação que aconteça da noite para o dia. Ninguém muda seus hábitos de uma vez, “no susto”.

O problema de achar que isso acontece é que, quando a pessoa acaba “falhando” uma vez ou encontra a dificuldade de manter uma rotina completamente diferente por muito tempo, ela desiste. É o chamado efeito sanfona, que faz com que todo o progresso feito neste curto prazo acabasse.

Por isso, o ideal para uma boa reeducação alimentar é começar devagar e ir de passo em passo lidando com o assunto. Lembre-se que a ciência afirma que bastam 66 dias para um novo hábito. Portanto, use esse período de base para poder ir se adaptando a reeducação.

Comece devagar, com poucas mudanças. 66 dias depois, introduza novas mudanças, quando já tiver se acostumado com as anteriores. Vá fazendo isso pouco a pouco e, em algum tempo, você terá uma rotina totalmente diferente.

4. Acompanhe canais com receitas

Um dos grandes desafios da reeducação alimentar é aprender novas receitas de comidas para a sua vida. Afinal, nós somos criados com base em hábitos negativos e, portanto, só sabemos cozinhar esse tipo de comida.

Por causa disso, é muito difícil entrar no programa de reeducação alimentar pois não sabemos exatamente como preparar os vegetais ou legumes. Um erro e eles podem ficar amargos ou com a textura errada. Por isso, é importante acompanhar canais no YouTube com receitas especiais. Dessa forma, você aprenderá como trabalhar com os alimentos em questão do jeito certo e que tipo de pratos fazer para uma melhor alimentação.

5. Procure por bons fornecedores

Por fim, é importante garantir que você terá excelentes fornecedores de ingredientes para a sua nova rotina. Afinal, quanto melhor e mais fresco os ingredientes, mais gostosos os pratos.

Portanto, procure saber como comprar os melhores itens orgânicos na sua região e acompanhe as feiras locais para isso.

Saber como ter uma reeducação alimentar é o primeiro passo para ter uma vida mais saudável. Afinal, muitos problemas podem ser evitados ou aliviados ao ingerir os alimentos corretos.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe o seu comentário abaixo!