Rota do Equilíbrio

O Que É A Dieta Flexível? Ela Serve Para Emagrecer Ou Ganhar Músculos?

A dieta flexível não é exatamente uma dieta.

Na verdade, trata-se de uma filosofia alimentar que diz o seguinte:

Não existem alimentos “proibidos”.

No entanto, você tem que exercer um bom julgamento de modo a permanecer dentro da sua meta diária de calorias e de macronutrientes.

(Sendo que a palavra macronutrientes se refere a uma “cota” diária de carboidratos, proteínas, e gorduras.)

Sendo assim, nenhum alimento está totalmente banido do seu dia a dia.

Mas você tem de saber encaixá-los no seu plano pessoal de alimentação, de acordo com seu objetivo — ganho de massa muscular, emagrecimento ou manutenção do peso.

Desse modo, o seu plano alimentar terá uma meta de calorias (e de nutrientes) a serem atingidas diariamente.

E a filosofia da dieta flexível defende que você pode utilizar os alimentos que quiser para atingir essa quantidade de calorias e de macronutrientes.

Portanto, podemos dizer que ela é flexível na escolha dos alimentos.

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Isso porque, na verdade, você vai ter que contabilizar todos os alimentos que você come ou bebe.

Então, cada pedaço de ovo, bife, vegetal ou bombom tem de ser levado em conta no seu dia.

Você tem de anotar todas as informações nutricionais de todos os alimentos que comer no dia — principalmente as calorias e as proteínas.

Essas anotações podem ser feitas por meio de um aplicativo, podem ser feitas na mão em um caderninho, ou mesmo em uma planilha do Excel.

Enfim, existem muitas maneiras de contabilizar sua ingestão de nutrientes, mas esse controle tem de ser feito sempre.

Por exemplo, o vídeo abaixo mostra como usar um aplicativo popular (MyFitnessPal) para contabilizar os nutrientes.

Resumindo: A dieta é flexível nas escolhas alimentares (pois não existem alimentos proibidos). No entanto, ela é bem “inflexível” ou rígida na questão dos macronutrientes ou “macros”.

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O que são macronutrientes ou “macros”?

Você pode ouvir praticantes da dieta flexível dizerem frases como “preciso bater os meus macros”.

Mas afinal quem são esses macros, que tanto merecem ser batidos?

A palavra “macros” se refere aos macronutrientes — proteínas, gorduras e carboidratos.

Isso porque, na dieta flexível, você tem uma “meta” ou uma “cota” diária para cada um desses nutrientes.

(Sendo que algumas pessoas também determinam metas de fibras a serem ingeridas.

E é claro que as calorias do álcool também tem de ser contabilizadas. Mas ele — obviamente — não tem uma meta diária de consumo.)

Resumindo: Na maior parte do tempo, a maioria das suas calorias virá de proteínas, carboidratos e gorduras.

A dieta flexível estabelece metas para cada um desses nutrientes, e por isso pode te ajudar a atingir seus objetivos — como, por exemplo, emagrecer ou ganhar massa muscular.

Com essa estratégia, você vai ter um maior controle de tudo o que ingere, e poderá ajustar sua alimentação conforme for vendo resultados.

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