Rota do Equilíbrio

Existe alguma diferença entre a dieta low carb e a dieta cetogênica?

Resumidamente: Tanto a dieta cetogênica quanto a dieta low-carb são dietas baixas em carboidrato.

Isto é: a dieta low-carb é uma dieta que restringe a ingestão de carboidratos.

E a cetogênica faz isso também.

Mas, em uma dieta cetogênica, você restringe bastante essa ingestão.

Na cetogênica, a maioria das pessoas ingere de 20 a 30 gramas de carboidratos líquidos por dia.

Algumas pessoas comem um pouco mais, chegando talvez a 50g de carboidratos por dia (este é um ajuste individual).

Todavia, não costuma passar muito disso.

Dessa maneira, os carboidratos geralmente não representam nem 10% das calorias de quem está em uma dieta cetogênica.

Sendo que muitas pessoas adotam essa estratégia para entrar em cetose.

(Cetose é um estado metabólico saudável e natural para nosso corpo. Não confunda cetose com cetoacidose.)

E a cetose é atingida quando restringimos bastante os carboidratos.

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O que não acontece, necessariamente, em todas as dietas low-carb.

Pois outras variações de dieta low-carb podem admitir uma ingestão bem maior de carboidratos: da ordem de 100 a 120 gramas de carboidratos por dia.

(Algo que pode acontecer naturalmente numa dieta paleo, por exemplo.)

Então note: apesar de essas variações apresentarem até 5x mais carboidratos que uma cetogênica, elas ainda sim pode ser consideradas “low-carb”.

E por quê?

Porque esse tipo de dieta continua sendo muito mais baixa em carboidratos que a dieta padrão da maioria das pessoas.

Pois a chamada “dieta padrão ocidental” (standard american diet ou SAD) — que costuma ser defendida pelas diretrizes alimentares — possui cerca de 60% das suas calorias vindas dos carboidratos. Isso daria entre 250g e 300g de carboidratos por dia.

Resumindo: Tanto a dieta low-carb quanto a cetogênica restringem a ingestão de carboidratos. A cetogênica restringe ainda mais. Por isso, é seguro dizer o seguinte.

Toda dieta cetogênica é uma dieta low-carb — mas nem toda dieta low-carb é cetogênica.”

Sendo assim, toda cetogênica é baixa em carboidratos (porque restringe a ingestão deles). Mas nem toda dieta que restringe os carbos vai ser cetogênica.

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