Buscar no Cruzeiro

Buscar

Durma Direito: Os Inegáveis Benefícios Do Sono No Emagrecimento E Na Hipertrofia

30 de Janeiro de 2019 às 12:32

dormir bem benefícios do sono (3)

Problemas Causados Pela Falta de Sono

A ideia deste texto não é bater no óbvio, mas você precisa dormir mais. Por quê? Porque a falta de sono está associada a:

- Maior percentual de gordura;

- Maior sensação de fome;

- Menor quantidade de massa magra;

- Irritabilidade;

- Maior stress;

- Menor expectativa de vida.

E aqui vale lembrar que, mais importante do que a quantidade de horas de sono, é a qualidade do seu sono que está relacionada com a melhora diária da sua vida e da sua saúde, segundo pesquisa do Institute of Medicine (Instituto de medicina).

Há muitos estudos que mostram correlação entre sono ruim e incidência de doenças como diabetes e hipertensão – além de menor expectativa de vida.

O estudo em questão foca nos problemas que a falta de sono causa na sua vida cotidiana.

E, analisando os dados de comportamento de mais de 10.000 pessoas, uma conexão fica bastante evidente: falta de sono impede seu corpo de funcionar corretamente.

Você tem problemas para se concentrar, adquirir memória recente, dirigir, cuidar das suas finanças, e trabalhar competentemente.

Embora nada disso possa parecer chocante – e nem mesmo possa soar como novidade – o mais interessante é perceber quão rapidamente as mudanças afetam o modo como você se sente.

A pesquisa determinou que mais de 30% dos adultos dormem menos de seis horas por noite.

dormir bem benefícios do sono (3)

E esses 30% são justamente aqueles com maior porcentagem de incidência dos problemas relacionados.

Por outro lado, aqueles que dormiam mais de 8 horas por noite não tinham nenhuma incidência estatisticamente significante desses problemas.

Ou seja, eles não reclamaram dessas mesmas dificuldades.

Como se isso não bastasse, ainda há implicações a nível hormonal: dormir menos de 6 horas por noite por duas semanas seguidas pode diminuir seus níveis de testosterona de 10 a 15%.

Além disso, dormindo consistentemente mais de 8h por noite aumenta os seus níveis de HGH (Human Growth Hormone, ou Hormônio do Crescimento Humano), o que melhora a qualidade do seu sono mesmo quando você acabar tendo de dormir menos.

E, de quebra, ele diminui os níveis de cortisol no sangue um hormônio associado ao stress, acúmulo de gordura e perda de massa muscular. Ou seja, elementos radicalmente anti-tanquinho.

Isso sem contar que dormir menos quase sempre implica em um período ainda menor em jejum.

Então, se você quer diminuir sua libido, ter problemas para se concentrar, e morrer mais cedo, tudo isso enquanto dá adeus aos seus esforços na academia… continue achando “normal” dormir 5 horas por noite.

Confira post relacionado: Menos carboidratos e mais sono

Como Resolver – Uma Estratégia Simples

dormir bem benefícios do sono (3)

Mas eu não tenho tempo! Como faço para dormir 8 horas por noite?”

Em primeiro lugar, quero dizer que eu seria o primeiro a adicionar mais horas ao dia caso isso fosse possível. Mesmo.

Porém, enquanto isso não for possível, temos de tomar nossas próprias providências para garantir o descanso adequado.

E antes de entrar nessa questão, vou admitir que imagino que você não vá conseguir sempre atingir as 7 ou 8 horas de sono por noite, mesmo sob as melhores circunstâncias. Você é uma pessoa ocupada. Eu entendo – afinal, também sou.

Mas, convenhamos: você não é tão ocupado assim – ou, ao menos, não o tempo todo. Logo, essa não pode ser uma desculpa para usar diariamente.

Por exemplo, algo que costuma funcionar para mim é observar as atividades feitas à noite que podem ser deixadas de lado: preciso olhar o Facebook de novo? Preciso mesmo ler essa notícia agora ou ela pode esperar até amanhã? Então…

dormir bem benefícios do sono (3)

A partir do momento em que você estabelece suas prioridades, você consegue eliminar algumas tarefas não-essenciais e garantir um sono melhor. Por outro lado, se você deixar coisas essenciais para fazer no final do dia, é claro que vai acabar indo dormir tarde!

Nesse caso, uma das estratégias advogadas por muitos (e uma que eu gosto de adotar) é, para qualquer coisa que você considere essencial (trabalho, jantar, etc), certificar que ela esteja feita pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Todavia, essa é apenas uma das estratégias que podem ser utilizadas. E a intenção deste post não é te encher de regras que você pode acabar desistindo de cumprir, mas sim te dar apenas uma estratégia: um exercício simples para você fazer ao longo das próximas duas semanas. Um pequeno desafio, caso você goste deles.

Pelos próximos 15 dias, anote o horário em que você for para a cama. Não precisa tentar mudá-lo, apenas anote-o. Deixe uma folha ou caderno próximo a sua cama e anote nele. Pelos próximos 15 dias, sua missão é única e exclusivamente essa.

Depois desses dias, tire a media dos horários. Se os horários dos dias de semana for muito diferente dos de final de semana, sem problemas: apenas exclua os de final de semana e faça a media dos dias uteis.

Quando você tiver essa media, o desafio começa: pelos próximos 21 dias seu objetivo é ir dormir 15 minutos antes do horário dessa media. Só isso. Apenas 15 minutinhos a menos acordado por noite.

Você pode estar pensando “Essa dica é realmente simples e eu consigo cumpri-la, mas dormir 15 minutos a mais por noite não vai mudar muito o meu total de horas!”

É verdade. 15 minutos a mais por noite vão melhorar ligeiramente o seu bem-estar mas, mais importantemente, vai te ajudar a começar a formar o habito de ir para a cama mais cedo.

E, ainda mais importantemente, vai te mostrar que é você quem está no controle de quando você vai dormir, e não o resto do mundo. (Então… mostre pra eles!)

Se você ainda tem alguma dúvida ou sugestão, deixe sua colaboração nos comentários logo abaixo!