Rota do Equilíbrio

Como usar o termômetro de testa corretamente

Com a chegada da Covid 19, o uso do termômetro digital de testa se tornou bem popular, sendo presente nas entradas de supermercados, lojas e todo estabelecimento que preza pela saúde de seu público.

Mas será que o uso do aparelho está sendo feito de forma correta? É o que vamos descobrir neste artigo.

Usando o termômetro digital de testa

A forma de usar o termômetro digital de testa é muito simples.

  1. Você precisa ligar o equipamento;
  2. Feito isso, veja se na tela aparece o número zero;
  3. Aponte o termômetro para a região acima da sobrancelha, é possível que alguns modelos peçam um contato com o corpo.
  4. Passando alguns segundos, basta ler o valor da temperatura apresentada, que sai na hora.

O que acontece em muitos lugares é que a medição é feita no pulso, em vez da região indicativa do produto.

A medição no pulso pode ser menos precisa do que a medição feita na testa. Isso porque o pulso é uma extremidade do corpo e, por isso, é mais fria que a temperatura da testa.

É preciso estar atento se as indicações de uso do aparelho permitem que a medição seja feita próxima das mãos. Em caso de dúvidas, faça a medição pela testa.

Um pouco sobre os termômetros

Atualmente, existem diversos modelos de termômetro, o que é algo muito bom e interessante.

Leia mais  Começa Uma Nova Etapa - Nos Siga Lá Também!

Nesse sentido, essa variação oferece a possibilidade de a pessoa selecionar o que melhor lhe agrada, ou utilizar a que se encaixa na necessidade.

Além disso, essa diversidade de termômetros é ótima para todos, haja vista que no passado, um termômetro não era tão fácil e simples de manusear como na atualidade.

A dificuldade era grande e nem sempre se conseguia fazer a medição corretamente, no entanto, com o passar dos anos e as alterações sofridas, o termômetro digital de testa chegou.

O que facilitou a vida de diversas pessoas, e não apenas dos profissionais, mas também, de famílias. Além disso, ele se tornou um item essencial para o kit de primeiros socorros.

Modelos existentes de termômetros

Além do modelo apresentado anteriormente neste artigo, o termômetro é encontrado no mercado em outros modelos: analógicos e digitais.

Analógicos (Mercúrio)

Esse termômetro, como falamos no início, se encaixa em um dos que já foram muito comuns e utilizados por muitas pessoas.

Leia mais  Soja é um alimento saudável? Quais as melhores maneiras de consumir soja?

Além disso, ele não seria a melhor recomendação para kits de primeiros socorros das pessoas. Explicaremos por que.

Diferente do termômetro digital de testa que não exige contato algum com a pessoa, esse modelo segue um caminho oposto.

Para fazer a medição, é necessário que aconteça um contato com o corpo. Esse termômetro é composto por um líquido prateado, conhecido como mercúrio.

Ele é uma substância, que conforme vai sendo aquecida vai subindo na marcação de forma gradual.

Dessa forma, ao entrar em contato com o corpo, se a pessoa estiver com a temperatura elevada, é certo, que o mercúrio vai ser alterado, ou seja, vai se expandir.

Enquanto isso ocorre na parte interna do termômetro, você pode acompanhar a medição do lado externo, com a escala marcada do lado de fora.

O grande problema de se ter um termômetro desses, está em dois pontos:

  • Facilidade de quebra;
  • Falta de precisão.

Sendo assim, para certo momento do passado quando não existiam recursos o suficiente, esses eram ótimos modelos e também únicos, mas agora, é completamente diferente.

Leia mais  Começa Uma Nova Etapa - Nos Siga Lá Também!

Dessa forma, esse termômetro oferecia uma facilidade de quebra, e se isso ocorresse, seria muito perigoso, pois nesse processo ocorreria a liberação do mercúrio, que é conhecido por ser um material altamente tóxico.

Digitais e infravermelho

O modelo infravermelho, que é justamente o termômetro digital de testa, trabalha com o calor emitido pelo corpo. Dessa forma, podemos dizer que esse dispositivo é altamente preciso.

Os aparelhos digitais possuem uma pequena tela que mostra a temperatura do corpo da pessoa, o que torna a facilidade da medição explícita e eficiente.

Ao unir precisão e praticidade, utilizar um termômetro de testa e de forma correta é a melhor opção para o momento atual que vivemos.

Conclusão

Atualmente é muito mais fácil fazer a medição da temperatura das pessoas, principalmente com o auxílio da tecnologia, que oferece o auxiliar do termômetro de testa digital.

Além do fato de facilitar a medição, a praticidade e eficiência na medição também contam. Dessa forma, as chances de erros são praticamente zeradas.

Por ser um aparelho incrível e altamente importante, você não pode deixar de ter um no seu kit de primeiros socorros.

Comentários