Rota do Equilíbrio

Como Praticar Jejum Intermitente Pode Aumentar O Metabolismo

O que você acharia de um suplemento capaz de aumentar o seu metabolismo em 3 a 10%?

E se ele ainda não tivesse nenhuma caloria… E nem nenhuma contraindicação para adultos saudáveis?

Bom, provavelmente, esse ‘super-suplemento’ iria custar uma fortuna, não é mesmo?

Felizmente ele existe… e, melhor ainda, ele é totalmente gratuito!

Estamos falando do jejum intermitente.

Que, além de acelerar seu metabolismo, ainda pode trazer diversos outros diversos benefícios para sua saúde (como estes aqui).

Mas vamos lá…

Sabemos que pode parecer contra intuitiva a ideia de que ficar sem comer vai aumentar seu metabolismo, porém, um estudo mostrou que o jejum aumenta os níveis de adrenalina e noradrenalina circulantes em seu sangue.

Sendo que o aumento da quantidade desses hormônios na corrente sanguínea aumenta também o seu gasto calórico — ou seja, seu metabolismo.

E isso faz total sentido do ponto de vista evolutivo…

Basta pensar em nossos antepassados, ainda no período em que éramos caçadores-coletores, por muitas vezes ficavam longos períodos sem terem o que comer.

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Seja porque não encontravam uma presa, uma carcaça deixada por outros animais, ou uma árvore cheia de frutos.

Agora imagina só se justamente nesses momentos de falta de alimentos o corpo resolvesse diminuir o metabolismo e nos deixar mais letárgicos.

Simplesmente não teríamos a energia necessária para caçar ou coletar frutos ou mesmo comer. (E, nesse caso, não estaríamos tendo essa conversa agora…)

Na verdade, o que acontece é justamente o oposto: nesses casos o corpo aumenta a liberação hormônios que aumentam nosso metabolismo e nos deixam mais energizados – para que assim tenhamos mais chance de conseguir um alimento.

Nosso corpo evoluiu durante centenas de milhares de anos — com certeza ele “sabe” o que está fazendo e não quer nos prejudicar.

(Talvez até tenha existido algum ancestral nosso que quando não comia ficava cada vez mais sem energia. Só que aí ele acabava morrendo, pois não conseguia nenhum alimento. E, consequentemente, acabava tendo menos chances de se reproduzir e passar seus “genes preguiçosos” para a frente.)

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Ou seja: esse aumento do metabolismo durante períodos de jejum faz muito sentido inclusive do ponto de vista evolutivo.

Jejum intermitente e metabolismo — um cuidado a se tomar

Porém, é válido ressaltar que existem sim alguns casos em que o jejum realmente pode prejudicar seu metabolismo.

Isso vai acontecer se você ficar muitos e muitos dias sem comer.

Nesse caso,seu metabolismo vai diminuir como forma de proteção para o seu corpo — para evitar que você gaste todas as suas reservas energéticas e morra.

Mas você não precisa se preocupar com isso, porque, como dissemos, ficar 16, 24, 30 ou até mesmo 48 horas sem se alimentar provavelmente só vai aumentar seu metabolismo e seu gasto energético.

Isso sem nem o contar o fator bônus de emagrecimento fornecido pelo jejum: quando você está em jejum, você não está comendo – e, se você não está comendo, você não está ingerindo calorias.

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O que é uma ótima notícia se você está buscando aumentar seu déficit calórico para emagrecer (o que é necessário mesmo numa dieta low-carb).

Resumindo: o jejum intermitente é uma forma gratuita para aumento do metabolismo — e que pode ser praticada por todos os adultos saudáveis.

Diferentemente do que às vezes ouvimos por aí da boca de pessoa desinformadas, o jejum não vai diminuir seu metabolismo (a menos que seja um jejum prolongado, com muitos dias de duração).

Se você gostou da ideia, mas ainda tem dúvidas sobre o jejum, então vai gostar de ler este artigo: As 11 Principais Dúvidas Sobre Jejum Intermitente Respondidas.

Veja abaixo a explicação sobre essa e outras duas maneiras de acelerar seu metabolismo naturalmente.

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