Cardápio-Exemplo De 3 Dias Para A Dieta Cetogênica
Se você acompanha nossas postagens aqui no Rota do Equilíbrio, já deve estar por dentro de vários dos benefícios da dieta cetogênica.
Bem como já deve ter anotado diversas receitas low-carb deliciosas para incrementar e dar sabor a seu dia a dia saudável.
Portanto, o texto de hoje tem um caráter mais prático — e visa te ajudar a implementar ainda hoje a dieta cetogênica em sua vida.
Isso porque trazemos para você um exemplo de cardápio de 3 dias para quem pretende iniciar um plano de dieta cetogênica.
Ele fornece cerca de 30 gramas de carboidratos totais por dia.
Dia #1:
- Café da manhã: Omelete com legumes variados.
- Almoço: Bifes de contra-filé com salada de alface e tomate.
- Jantar: Sobrecoxa assada com pele e sopa nutritiva de couve.
Dia #2:
- Café da manhã: Bacon e ovos.
- Almoço: Carne moída com abobrinha e salada mista (folhas, tomate, pepino).
- Jantar: Lasanha de berinjela low-carb ou o que sobrou das outras refeições.
Dia #3:
- Café da manhã: Queijadinha low-carb.
- Almoço: Bisteca de porco frita na manteiga com mix de vegetais refogados (berinjela, abobrinha, abóbora, jiló, couve, etc).
- Jantar: Coxa de frango com pele e espinafre com molho branco.
Observações sobre o cardápio-exemplo de 3 dias para a dieta cetogênica
Um observação e dica muito importante é a seguinte.
Lembre-se de incluir bastantes legumes de baixo teor de carboidrato na sua dieta.
Afinal de contas, se o seu objetivo é permanecer em menos de 50 gramas de carboidratos por dia, então há espaço para bastantes vegetais na sua dieta – mesmo se ela for uma dieta very low-carb como uma dieta cetogênica.
Lembre-se que vegetais, principalmente os ricos em fibras e com pouco amido, são a base de uma dieta low-carb, inclusive se seu objetivo for induzir a cetose.
Novamente, se você está saudável, em forma e ativo, você provavelmente pode adicionar alguns tubérculos como batata e batata doce, além de algumas frutas, e ainda assim emagrecer com saúde.
(Ou pode até mesmo querer fazer uma refeição livre, dia livre ou dia do lixo no final de semana.)
E lembrando também que este é apenas um cardápio-exemplo.
O objetivo não é dizer para você exatamente o que comer a cada refeição, mas sim dar ideias de pratos low-carb saborosos e combinações entre eles.
Com base nisso, você sempre pode incluir ou retirar alimentos dependendo da sua disponibilidade, das suas restrições alimentares, e dos seus gostos pessoais.
Por exemplo, se você for vegetariano e quiser seguir a dieta low-carb, então pode substituir as opções de carnes por ovos, queijo ou outra fonte de proteína.
Pode até mesmo pular refeições, se você quiser seguir algum protocolo de jejum intermitente e assim colher os benefícios tanto da low-carb quanto do ji.
(Se você ainda não pratica jejum, então pode se interessar por saber mais sobre como começar e quais benefícios do jejum intermitente.)
Sendo assim, esperamos que tenham gostado do cardápio-exemplo que pode ser um ótimo ponto de partida para que você inicie a dieta cetogênica ainda hoje!
No mais, ficamos à disposição para responder a eventuais dúvidas.
Forte abraço,
— Guilherme & Roney.