Buscar no Cruzeiro

Buscar

Azeite de Oliva Para Cozinhar - Será Que Isso É Saudável?

25 de Junho de 2019 às 11:32
Senhor Tanquinho [email protected]

Apesar do que muitos acreditam, óleo de oliva é saudável mesmo quando aquecido.

Quando lemos notícias do mundo da nutrição, podemos ter a impressão de que as verdades são um tanto quanto impermanentes: uma hora ovo faz mal, na outra faz bem; uma hora tapioca é saudável, na outra é um carboidrato praticamente sem nutrientes, e por aí vai.

Mas se existe algo que quase todo mundo concorda é que "azeite de oliva é uma gordura saudável".

E eles estão certos: seja pelo perfil de ácidos graxos monoinsaturados, seja pelas propriedades antiinflamatórias do azeite de oliva, o fato é que este alimento ganhou destaque como gordura saudável (cuja popularidade tem sido cada vez mais alardeada por ser um dos componentes da chamada dieta mediterrânea).

No entanto, muitas pessoas utilizam o azeite apenas para temperar os alimentos, temendo que aquecer o azeite o faça perder diversas de suas boas propriedades. E mais: que o fato de submetê-lo a temperaturas elevadas o torne prejudicial para a saúde.

Quem acredita nisso acaba optando por cozinhar com outros tipos de óleos, como girassol, canola ou mesmo soja.

Acontece que a ciência mostra que essa troca acaba sendo para pior.

Isso porque esses outros óleos têm um perfil de nutrientes inferior, com abundância de ácidos graxos ômega-6 que são facilmente oxidados - além de serem extremamente refinados, passando por um processamento industrial intensivo até chegar às prateleiras dos supermercados.

Isso sem contar o fato de que aquecer o azeite não altera suas boas propriedades - pois ele é uma gordura estável, com bom ponto de fumaça e boa estabilidade oxidativa (que são duas características importantes a se considerar na hora de se escolher uma gordura culinária).

É bem verdade que cozinhar certamente não melhora o azeite - e pode diminuir um pouco de suas propriedades antioxidantes.

Mas dizer que o azeite se torna ruim quando aquecido e não deve ser usado para cozinhar é apenas mais um mito que se popularizou, e que infelizmente inibe as pessoas de usarem essa gordura saudável com mais frequência em sua culinária.

E você, que tipo de gordura usa para cozinhar?

Comente aqui embaixo qual a sua gordura preferida!