Rota do Equilíbrio

Arroz E Feijão São Uma Boa Fonte De Proteínas Completas?

Sim… e não.

Sim porque, unindo esses dois alimentos, até temos uma proteína de boa qualidade.

Não isso não significa que esses dois alimentos sejam uma boa fonte de proteínas.

A verdade é que o feijão, por ser uma leguminosa, até apresenta uma quantidade não-desprezível de proteínas.

(Para o feijão cru, são cerca de 21g de proteínas e 47g de carboidratos líquidos a cada 100g.)

E é verdade também que ambos juntos apresentam todos os aminoácidos.

Mas isso é o suficiente?

Até aí uma batata também possui todos os aminoácidos essenciais.

E você já viu alguém considerar batata como fonte de proteína?

Então por que esse apreço todo em torno do arroz e do feijão?

Ainda mais levando em conta que o arroz apresenta míseros 3g de proteínas a cada 100g dele cru – bem acompanhados por 27g de carboidratos líquidos, com pouquíssimos nutrientes associados a eles.

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De toda forma, você precisaria ingerir um monte de arroz e feijão para obter um mínimo de proteínas: cerca de 25g de proteína a cada 100g de feijão cru mais 100g de arroz cru.

E estamos falando desses alimentos crus.

O feijão apresenta cerca de 5g de proteína (a cada 100g) após cozido.

Então, se você busca realmente uma fonte boa de proteínas completas, alimentos como ovos e carnes são opções bem superiores.

Resumindo: arroz e feijão em conjunto não são uma fonte excelente de proteínas – não caia nesse mito.

A verdade é que, mesmo assim, o feijão e outras leguminosas são algumas das melhores fontes de proteínas disponíveis entre os vegetais.

(O arroz não é.)

Porém, para consumir toda proteína necessária apenas dos vegetais, provavelmente sua ingestão de carboidratos seria extremamente alta, o que dificultaria conciliar com uma dieta low-carb.

Entretanto, você pode combinar os vegetais com qualquer um dos outros alimentos listados acima (na seção de proteínas de origem animal) para fazer uma refeição bastante saborosa, que irá satisfazer toda a demanda de proteína do seu corpo.

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Além disso, hoje em dia também existem diversos suplementos para vegetarianos e veganos que podem ajudar a corrigir alguma deficiência que quem segue esse tipo de alimentação possa ter.

E eles podem ser interessantes especialmente por causa dos benefícios associados a uma maior ingestão de proteína.

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