Rota do Equilíbrio

Amendoim: Conheça os prós e contras deste alimento

Procurando o amendoim em tabelas nutricionais — como a Tabela TACO, elaborada por pesquisadores da Unicamp, e que é usada como base para várias outras tabelas de quantidades de carboidratos dos alimentos — obtemos as seguintes informações.

Temos, a cada 100g de amendoim cru:

  • Energia: 544kcal
  • Proteínas: 27,2g
  • Gorduras: 43,9g
  • Carboidratos totais: 20,3g
  • Fibras: 8g
  • Carboidratos Líquidos: 12,3g

Importante notar que os carboidratos líquidos são o total de carboidratos menos as fibras.

Sendo assim, podemos notar que o amendoim é um alimento, ao mesmo tempo:

  • relativamente baixo em carboidratos,
  • moderado em proteínas, e
  • alto em gorduras.

Eu gosto do amendoim como opção de lanche, pois ele:

  • tem boa durabilidade,
  • não necessita de geladeira,
  • é fácil de encontrar (com porções de 30 gramas, por exemplo), e
  • não é financeiramente caro (comparado com amêndoas e castanhas, por exemplo).

O amendoim é bastante valorizado por pessoas vegetarianas e veganas – especialmente quem busca fazer uma dieta low-carb vegetariana.

Isso porque, numa dieta low-carb vegetariana, pode ser difícil obter uma ingestão adequada de proteínas e gorduras — e que seja também baixa em carboidratos.

Isso acontece porque são os alimentos de origem animal (como ovos, carnes, e laticínios) que costumam apresentar a combinação de proteínas e gorduras como maior fonte das calorias.

E é por isso que o amendoim é uma opção interessante para consumo ocasional em dietas low-carb vegetarianas.

No entanto, muitas pessoas têm de ter cuidado com o amendoim, pois ele tem:

  • potencial de desencadear alergias,
  • risco de contaminação por micotoxinas (fungos), e
  • muitos antinutrientes.

Estes são pontos que têm de ser considerados também.

Resumindo: O amendoim é um alimento que pode ser considerado saudável sim. Ele é bastante consumido por ser barato, prático e gostoso.

Algumas pessoas têm de ter mais cuidado com ele, especialmente quem tem problemas com antinutrientes (que impedem a absorção dos nutrientes da dieta) e, obviamente, as pessoas alérgicas.

Para encerrar, uma receitinha super gostosa e prática à base de amendoim:

Comentários