Rota do Equilíbrio

Alimentos que fortalecem os dentes: saiba quais são os principais

O hábito de escovar os dentes e usar fio dental diariamente é a melhor opção para afastar os problemas de saúde bucais. Entretanto, existem alimentos que fortalecem os dentes. Esses alimentos são ricos em nutrientes e vitaminas como C, D e cálcio. Esses alimentos ajudam a manter as gengivas mais saudáveis e os dentes mais brancos.

Além disso, é comum nos preocuparmos com o que vamos comer apenas pensando em nosso bem-estar e saúde, em geral, e não temos o hábito de pensarmos na saúde dos dentes. A ingestão de alimentos que fortalecem os dentes, combinada com os cuidados certos, deixa nossa gengiva e dentes muito mais fortes e saudáveis. Então, que tal conhecer quais são esses alimentos?

Conheça 10 alimentos que fortalecem os dentes

Quando pensamos na saúde dos nossos dentes, você realmente é o que você come. Alimentos como doces e refrigerantes podem atrapalhar a saúde dos dentes causando, por exemplo, cáries. Uma das primeiras áreas prejudicada quando a dieta não está saudável é saúde bucal. Confira na lista a seguir os alimentos que você deve incluir em sua alimentação para fortalecer seus dentes.

Leia mais  Alimentos que ajudam a manter a pele saudável

Alimentos ricos em fibras

Para pessoas em processo de emagrecimento ou reeducação alimentar, os alimentos que contém fibras são excelentes. Sendo assim, eles ajudam a limpar o organismo, eliminar gordura corporal e ainda fazem uma limpeza nos dentes, prevenindo o desenvolvimento de placas bacterianas.

Alguns tipos de cereais como, por exemplo, granola e flocos de aveia, são ricos em fibras. Algumas frutas como ameixa, figo, abacaxi, pêssego, são também ótimas opções.

Pepino

O pepino não serve apenas para colocarmos nos olhos para diminuir olheiras. Eles ajudam também na produção de saliva. Assim, ele é indispensável para quem quer manter a saúde bucal, higienizando os dentes naturalmente, eliminando bactérias.

Água

A água faz bem para tudo no nosso corpo inclusive, no fortalecimento de nossos dentes. Sendo assim, ela favorece a produção de saliva, retira resíduos de alimentos, mantém nosso corpo e boca hidratados e, ainda mata a sede.

Vitamina C

Como vimos acima a vitamina C é ótima para nossa saúde bucal, por isso alimentos como laranja e abacaxi fortalecem nossos dentes. Além disso, a vitamina C aumenta a imunidade é um poderoso antioxidante e deixa a gengiva ainda mais forte e saudável.

Vitamina D

Mais uma das comidas que fortalecem os dentes é a vitamina D. Ela que está presente em alimentos como os peixes são ótimas opções para melhorar a nossa saúde bucal. Ela ajuda na absorção do cálcio nos dentes e ossos, deixando-os ainda mais fortes.

Leia mais  Alimentos que ajudam a manter a pele saudável

Chiclete sem açúcar

O Xilitol é o adoçante natural mais recomendado pelos dentistas. Ele substitui o açúcar e ainda previne a cárie. O hábito de mascar chiclete fortalece os dentes, pois acelera a produção de saliva, acaba com bactérias e ainda é um aliado contra o mau-hálito.

Castanha-do-Pará

Um lanche rápido e que fortalece ossos e dentes é a castanha-do-Pará. A castanha cria uma proteção que consegue diminuir a proliferação de bactérias nos dentes. Um estudo comprova a sua eficiência tanto que o óleo já foi incluído em alguns cremes dentais para testes.

Morango

O morango é um excelente alimento para quem que fortalecer e manter os dentes brancos. A fruta possui uma substância adstringente natural que ajuda a remover manchas. O morango ainda é rico em vitamina C.

Queijos

A caseína é uma proteína encontrada principalmente em queijos. Ela ajuda na reparação do esmalte do dente, unida ao cálcio e fósforo que também estão presentes em lácteos. Os queijos mais duros, como o parmesão, são opções que além de fortalecerem os dentes ainda são bons para o clareamento dental.

Leia mais  7 MITOS SOBRE A MUSCULAÇÃO (treino com pesos)

Além disso, uma porção pequena estimula o fluxo de salivação e ajuda a eliminar resíduos de alimentos e neutraliza o pH da boca, que fica menos ácido e favorável ao desgastamento dos dentes.

Espinafre

O último alimento que fortalece os dentes da nossa lista é o espinafre. Além de assim como outros alimentos, ele aumenta o fluxo de saliva. Alguns estudos apontam o ácido oxálico presente no espinafre como uma substância que pode ajudar na absorção de cálcio presente em outros alimentos como o leite, por exemplo.

Além de incluir mais fibras, laticínios à sua dieta, visite o melhor dentista da sua região regularmente. Se você gostou de conhecer os alimentos que fortalecem os dentes, deixe o seu comentário.

 

Comentários