Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alimentos que fortalecem os dentes: saiba quais são os principais

14 de Agosto de 2017 às 19:17
Senhor Tanquinho [email protected]

O hábito de escovar os dentes e usar fio dental diariamente é a melhor opção para afastar os problemas de saúde bucais. Entretanto, existem alimentos que fortalecem os dentes. Esses alimentos são ricos em nutrientes e vitaminas como C, D e cálcio. Esses alimentos ajudam a manter as gengivas mais saudáveis e os dentes mais brancos.

Além disso, é comum nos preocuparmos com o que vamos comer apenas pensando em nosso bem-estar e saúde, em geral, e não temos o hábito de pensarmos na saúde dos dentes. A ingestão de alimentos que fortalecem os dentes, combinada com os cuidados certos, deixa nossa gengiva e dentes muito mais fortes e saudáveis. Então, que tal conhecer quais são esses alimentos?

Conheça 10 alimentos que fortalecem os dentes

Quando pensamos na saúde dos nossos dentes, você realmente é o que você come. Alimentos como doces e refrigerantes podem atrapalhar a saúde dos dentes causando, por exemplo, cáries. Uma das primeiras áreas prejudicada quando a dieta não está saudável é saúde bucal. Confira na lista a seguir os alimentos que você deve incluir em sua alimentação para fortalecer seus dentes.

Alimentos ricos em fibras

Para pessoas em processo de emagrecimento ou reeducação alimentar, os alimentos que contém fibras são excelentes. Sendo assim, eles ajudam a limpar o organismo, eliminar gordura corporal e ainda fazem uma limpeza nos dentes, prevenindo o desenvolvimento de placas bacterianas.

Alguns tipos de cereais como, por exemplo, granola e flocos de aveia, são ricos em fibras. Algumas frutas como ameixa, figo, abacaxi, pêssego, são também ótimas opções.

Pepino

O pepino não serve apenas para colocarmos nos olhos para diminuir olheiras. Eles ajudam também na produção de saliva. Assim, ele é indispensável para quem quer manter a saúde bucal, higienizando os dentes naturalmente, eliminando bactérias.

Água

A água faz bem para tudo no nosso corpo inclusive, no fortalecimento de nossos dentes. Sendo assim, ela favorece a produção de saliva, retira resíduos de alimentos, mantém nosso corpo e boca hidratados e, ainda mata a sede.

Vitamina C

Como vimos acima a vitamina C é ótima para nossa saúde bucal, por isso alimentos como laranja e abacaxi fortalecem nossos dentes. Além disso, a vitamina C aumenta a imunidade é um poderoso antioxidante e deixa a gengiva ainda mais forte e saudável.

Vitamina D

Mais uma das comidas que fortalecem os dentes é a vitamina D. Ela que está presente em alimentos como os peixes são ótimas opções para melhorar a nossa saúde bucal. Ela ajuda na absorção do cálcio nos dentes e ossos, deixando-os ainda mais fortes.

Chiclete sem açúcar

O Xilitol é o adoçante natural mais recomendado pelos dentistas. Ele substitui o açúcar e ainda previne a cárie. O hábito de mascar chiclete fortalece os dentes, pois acelera a produção de saliva, acaba com bactérias e ainda é um aliado contra o mau-hálito.

Castanha-do-Pará

Um lanche rápido e que fortalece ossos e dentes é a castanha-do-Pará. A castanha cria uma proteção que consegue diminuir a proliferação de bactérias nos dentes. Um estudo comprova a sua eficiência tanto que o óleo já foi incluído em alguns cremes dentais para testes.

Morango

O morango é um excelente alimento para quem que fortalecer e manter os dentes brancos. A fruta possui uma substância adstringente natural que ajuda a remover manchas. O morango ainda é rico em vitamina C.

Queijos

A caseína é uma proteína encontrada principalmente em queijos. Ela ajuda na reparação do esmalte do dente, unida ao cálcio e fósforo que também estão presentes em lácteos. Os queijos mais duros, como o parmesão, são opções que além de fortalecerem os dentes ainda são bons para o clareamento dental.

Além disso, uma porção pequena estimula o fluxo de salivação e ajuda a eliminar resíduos de alimentos e neutraliza o pH da boca, que fica menos ácido e favorável ao desgastamento dos dentes.

Espinafre

O último alimento que fortalece os dentes da nossa lista é o espinafre. Além de assim como outros alimentos, ele aumenta o fluxo de saliva. Alguns estudos apontam o ácido oxálico presente no espinafre como uma substância que pode ajudar na absorção de cálcio presente em outros alimentos como o leite, por exemplo.

Além de incluir mais fibras, laticínios à sua dieta, visite o melhor dentista da sua região regularmente. Se você gostou de conhecer os alimentos que fortalecem os dentes, deixe o seu comentário.