Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alimentos que ajudam a manter a pele saudável

11 de Janeiro de 2021 às 16:27

Você sabia que alguns alimentos ajudam a aumentar a saúde da pele? Quando adicionados em seu cardápio, eles garantem uma pele com menos manchas, cravos e espinhas, além de até ajudar no rejuvenescimento.

O melhor de tudo é que são fáceis de encontrar por aí, e com certeza eles estão presentes em um supermercado próximo à sua casa. Além disso, o preço desses alimentos cabe no bolso, sendo bem mais em conta do que os tratamentos de pele.

Ficou interessado no assunto? Veja os principais alimentos que a BioHigh recomenda.

1. Couve 

Contando com poucas calorias, ao passo que é extremamente nutritiva, a couve é uma excelente escolha para comer no dia a dia. Ela é bastante rica em fibras alimentares, assim como vitaminas essenciais a nosso organismo, como A, B6, C e K.

Além disso, ela possui boas doses de cálcio, potássio e magnésio, assim como bioativos nitrogenados e sulfurados.

Portanto, a couve é um alimento antioxidante e detoxificante, reduzindo a hiperpigmentação e fomentando a produção de colágeno. Essas propriedades a tornam ideal para manter a saúde da pele.

2. Batata doce

Para quem não conhece, o retinol, um composto derivado da Vitamina A, está presente em vários produtos de beleza no mercado. Ele é mestre para combater rugas, linhas de expressão e acnes.

No entanto, pessoas com peles sensíveis podem sofrer com esse composto. Aliás, efeitos colaterais podem piorar a situação da pele, causando irritação e manchas temporárias.

Uma alternativa é consumir alimentos ricos em betacaroteno, como é o caso da batata doce.

A razão disso é que, ao entrar em nosso organismo, o betacaroteno se converte em Vitamina A, o que deixa a pele mais protegida.

3. Frutas cítricas

Entre todas as frutas cítricas — e seus inumeráveis benefícios para nossa saúde —, o limão se destaca, quando o assunto é saúde da pele. Em resumo, ele é um adstringente natural capaz de clarear e dar firmeza à pele.

Porém, embora seja um método famoso, o uso tópico (aplicado direto na pele) não é recomendado.  Essa prática pode causar manchas temporárias, as quais podem abalar sua autoestima.

O ideal, portanto, é fazer suco dessa fruta. Especialistas no assunto afirmam que ele aumenta a síntese de colágeno, é antioxidante e minimiza cicatrizes de acnes.

4. Abóbora

A abóbora é muito rica em alfa-hidroxiácidos e enzimas, os quais suavizam a pele e equilibram seu pH. Além disso, esse alimento também atua na oleosidade da pele, por causa do zinco e das fibras que contém. Portanto, é um alimento completo para sua pele.

5. Frutas vermelhas

As frutas, de maneira geral, são ótimas para nosso organismo. Porém, quando se trata da pele, as frutas vermelhas são campeãs: elas possuem altas doses de polifenóis, Vitamina C e outros antioxidantes importantes.

Dessa forma, além de ajudarem na manutenção da pele, também melhoram o funcionamento do cérebro, controlam o colesterol, diminuem o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, assim como beneficiam os intestinos.

O melhor momento para consumir essas frutinhas é nos lanches entre as refeições!

6. Leguminosas

As leguminosas apresentam uma característica muito importante: elas possuem baixo índice glicêmico. Portanto, não há um pico de açúcar no sangue após consumir esses alimentos, o que impede o surgimento de acnes, diabetes tipo 2, derrames e problemas no coração.

Além disso, alimentos como o grão de bico, lentilha, amendoim e feijão, por exemplo, garantem uma sensação de saciedade prolongada, a qual também ajuda no emagrecimento.

O consumo regular de leguminosas deixa a pele limpa e o organismo mais saudável.

7. Mamão

Um dos grandes diferenciais do mamão é sua enzima papaína, a qual promove a regeneração celular, hidrata a pele, ameniza cicatrizes, limpa os poros e até combate cravos e espinhas. Vale lembrar que o mamão também trabalha contra as marcas de expressão.

Além disso, é uma fruta rica em vitaminas essenciais ao nosso organismo, como A e C, e minerais importantes, como magnésio e potássio.

8. Quinoa

A quinoa é conhecida por ser um superalimento, ou seja, por possuir um número impressionante de benefícios para nosso corpo. Porém, quanto à saúde da pele, ela atua de maneira indireta: por ajudar a limpar as toxinas de nosso organismo, ela garante uma pele mais limpa e saudável. Nesse caso, sua principal atuação é nos intestinos.

9. Peixes de água fria

Os peixes de água fria possuem bastante Ômega-3 em sua composição, o qual previne a pele do envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele. Sardinhas, anchovas e salmão são os mais recomendados para quem quer melhorar a saúde da pele.

10. Couve-flor

A couve-flor possui muitos componentes interessantes para nosso organismo, como folato, magnésio, fósforo e as Vitaminas B6, K e C. Além disso, ela possui um aminoácido poderoso chamado histidina, que atua igual ao Ômega-3. Portanto, a couve-flor protege a pele dos raios solares, impedindo o envelhecimento precoce e manchas.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus amigos.