Rota do Equilíbrio

Alimentos que ajudam a manter a pele saudável

Você sabia que alguns alimentos ajudam a aumentar a saúde da pele? Quando adicionados em seu cardápio, eles garantem uma pele com menos manchas, cravos e espinhas, além de até ajudar no rejuvenescimento.

O melhor de tudo é que são fáceis de encontrar por aí, e com certeza eles estão presentes em um supermercado próximo à sua casa. Além disso, o preço desses alimentos cabe no bolso, sendo bem mais em conta do que os tratamentos de pele.

Ficou interessado no assunto? Veja os principais alimentos que a BioHigh recomenda.

1. Couve 

Contando com poucas calorias, ao passo que é extremamente nutritiva, a couve é uma excelente escolha para comer no dia a dia. Ela é bastante rica em fibras alimentares, assim como vitaminas essenciais a nosso organismo, como A, B6, C e K.

Além disso, ela possui boas doses de cálcio, potássio e magnésio, assim como bioativos nitrogenados e sulfurados.

Portanto, a couve é um alimento antioxidante e detoxificante, reduzindo a hiperpigmentação e fomentando a produção de colágeno. Essas propriedades a tornam ideal para manter a saúde da pele.

2. Batata doce

Para quem não conhece, o retinol, um composto derivado da Vitamina A, está presente em vários produtos de beleza no mercado. Ele é mestre para combater rugas, linhas de expressão e acnes.

Leia mais  7 MITOS SOBRE A MUSCULAÇÃO (treino com pesos)

No entanto, pessoas com peles sensíveis podem sofrer com esse composto. Aliás, efeitos colaterais podem piorar a situação da pele, causando irritação e manchas temporárias.

Uma alternativa é consumir alimentos ricos em betacaroteno, como é o caso da batata doce.

A razão disso é que, ao entrar em nosso organismo, o betacaroteno se converte em Vitamina A, o que deixa a pele mais protegida.

3. Frutas cítricas

Entre todas as frutas cítricas — e seus inumeráveis benefícios para nossa saúde —, o limão se destaca, quando o assunto é saúde da pele. Em resumo, ele é um adstringente natural capaz de clarear e dar firmeza à pele.

Porém, embora seja um método famoso, o uso tópico (aplicado direto na pele) não é recomendado.  Essa prática pode causar manchas temporárias, as quais podem abalar sua autoestima.

O ideal, portanto, é fazer suco dessa fruta. Especialistas no assunto afirmam que ele aumenta a síntese de colágeno, é antioxidante e minimiza cicatrizes de acnes.

4. Abóbora

A abóbora é muito rica em alfa-hidroxiácidos e enzimas, os quais suavizam a pele e equilibram seu pH. Além disso, esse alimento também atua na oleosidade da pele, por causa do zinco e das fibras que contém. Portanto, é um alimento completo para sua pele.

Leia mais  Será que parar de beber bebidas alcoólicas realmente emagrece?

5. Frutas vermelhas

As frutas, de maneira geral, são ótimas para nosso organismo. Porém, quando se trata da pele, as frutas vermelhas são campeãs: elas possuem altas doses de polifenóis, Vitamina C e outros antioxidantes importantes.

Dessa forma, além de ajudarem na manutenção da pele, também melhoram o funcionamento do cérebro, controlam o colesterol, diminuem o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, assim como beneficiam os intestinos.

O melhor momento para consumir essas frutinhas é nos lanches entre as refeições!

6. Leguminosas

As leguminosas apresentam uma característica muito importante: elas possuem baixo índice glicêmico. Portanto, não há um pico de açúcar no sangue após consumir esses alimentos, o que impede o surgimento de acnes, diabetes tipo 2, derrames e problemas no coração.

Além disso, alimentos como o grão de bico, lentilha, amendoim e feijão, por exemplo, garantem uma sensação de saciedade prolongada, a qual também ajuda no emagrecimento.

O consumo regular de leguminosas deixa a pele limpa e o organismo mais saudável.

7. Mamão

Um dos grandes diferenciais do mamão é sua enzima papaína, a qual promove a regeneração celular, hidrata a pele, ameniza cicatrizes, limpa os poros e até combate cravos e espinhas. Vale lembrar que o mamão também trabalha contra as marcas de expressão.

Leia mais  7 MITOS SOBRE A MUSCULAÇÃO (treino com pesos)

Além disso, é uma fruta rica em vitaminas essenciais ao nosso organismo, como A e C, e minerais importantes, como magnésio e potássio.

8. Quinoa

A quinoa é conhecida por ser um superalimento, ou seja, por possuir um número impressionante de benefícios para nosso corpo. Porém, quanto à saúde da pele, ela atua de maneira indireta: por ajudar a limpar as toxinas de nosso organismo, ela garante uma pele mais limpa e saudável. Nesse caso, sua principal atuação é nos intestinos.

9. Peixes de água fria

Os peixes de água fria possuem bastante Ômega-3 em sua composição, o qual previne a pele do envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele. Sardinhas, anchovas e salmão são os mais recomendados para quem quer melhorar a saúde da pele.

10. Couve-flor

A couve-flor possui muitos componentes interessantes para nosso organismo, como folato, magnésio, fósforo e as Vitaminas B6, K e C. Além disso, ela possui um aminoácido poderoso chamado histidina, que atua igual ao Ômega-3. Portanto, a couve-flor protege a pele dos raios solares, impedindo o envelhecimento precoce e manchas.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Comentários