Buscar no Cruzeiro

Buscar

A Dieta Pode Influenciar Na Imunidade?

26 de Maio de 2020 às 12:18
Senhor Tanquinho [email protected]

 

 

A verdade é sua imunidade pode sim estar diretamente relacionada com sua alimentação.

Mas não apenas a dieta - e sim diversas outras medidas de estilo de vida.

Conforme explica o médico Dr. Vitor Azzini em entrevista:

 

"Atualmente todo mundo na rede social, e meus próprios pacientes, estão me perguntando o que que eu posso fazer para melhorar a imunidade.

Obviamente seria uma irresponsabilidade falar que usando um suplemento você vai melhorar a sua imunidade.

A sua imunidade você não a adquire de um dia para o outro.

Você a adquire ao longo do tempo, e quanto mais do básico, melhor a sua imunidade.

E, quanto mais você fizer o que é básico, de forma consistente, melhor a sua saúde.

E o que é o básico? É dormir bem, sete horas pelo menos por noite.

Isso aumenta as suas células natural killers.

Fazer uma atividade física, você pode fazer a atividade física que quiser, qualquer uma, desde que não seja uma coisa muito agressiva, muito extenuante como um Iron Man, uma maratona…

No geral atividade física é uma coisa muito importante.

O jejum é uma coisa importante.

E, agora voltando para a parte de suplementos.

Suplementos que você adquire nas gorduras de qualidade — principalmente nas gorduras de origem animal, que são as gorduras lipossolúveis — são fundamentais para nossa imunidade.

Eu estou vendo aqui na minha frente, eu estava separando aqui um vídeo que eu ia falar sobre a imunidade nesses tempos de coronavírus.

Um estudo de 2018 “immune function”: função imune e micronutrientes necessitados para ao longo da vida.

E aí, nesse artigo os apresentadores fazem uma revisão geral de quais são os principais nutrientes e micronutrientes para a nossa imunidade.

A vitamina A, como a gente falou; a vitamina D, como vocês falaram; vitamina E, que é o tocotrienol, e tocoferol (são 8 vitaminas do complexo E).

A vitamina C, fundamental para o nosso sistema imune também. Além disso o nosso sistema da glândula adrenal, que produz o cortisol, é muito importante; e vitamina K2.

Eu acho que a vitamina K2, se utilizada junto com a Vitamina D, elas são uma combinação muito importante para a nossa saúde óssea.

A vitamina K2, que é a sua variante — não a vitamina K1, que está associada à cascata de coagulação do sangue — a vitamina K2 é muito importante porque ela está presente nas gorduras de origem animal, alimentos fermentados, na soja fermentada, natto, misso…

E ela é importante para regular para onde o cálcio vai se depositar, porque a vitamina D aumenta a absorção de cálcio na parede dos intestinos, e a vitamina K regula esse cálcio.

À medida que a gente envelhece, a gente vai perdendo essa capacidade de regulação.

E aí muitas vezes os idoso tem aquele corpo mais rígido, mais encurtado, aqueles vasos mais duros, aquela pressão aumentada, acúmulo de cálcio na parede dos vasos, acúmulo de placa de ateroma na coronária, nos músculos…

Isso é uma má orientação da molécula de cálcio: ela deveria ir para os ossos e não para os vasos. E quem faz isso é com maestria é a vitamina K2.

Então, a vitamina A, a vitamina D, vitamina E, vitamina K2, vitamina C — importante para a nossa glândula adrenal — complexo B…

Principalmente aqui em tempos de imunidade, a gente precisa ter uma maior regulação do nosso DNA, para evitar que as nossas pequenas mutações, que a gente chama de SNIPs (do inglês single nucleotide polymorphism), se expressem.

E essas mutações elas são muito reguladas pela vitamina B12, e pela vitamina B9, que é o ácido fólico, que é o folato.

Então, a vitamina B12, a vitamina B9… e a vitamina B12 você só encontra no reino animal, vitamina B9 é o folato, e a vitamina B6, que é a piridoxina.

Além disso, zinco, selênio, ferro também, a maior biodisponibilidade do ferro está no reino animal, é o ferro heme.

É muito comum a gente ver pessoas que, principalmente adolescentes, com anemia, mulheres com queda de cabelo, problemas na tireoide por conta de falta de ferro.

E o ferro é fundamental porque ele é receptor dos hormônios tireoidianos.

Se você é mulher e você menstrua a cada 28 dias, você perde ferro a cada 28 dias.

Se você não tem ferro, seus hormônios tireoidianos não têm um bom receptor, e com isso você tem sintomas de hipotireoidismo — mesmo sem ter hipotireoidismo.

E quem ajuda a regular isso é o ferro. "

 

Pela fala do Dr. Vitor Azzini, fica claro que nós necessitamos de alguns nutrientes (que podem ser obtidos pela via alimentar) para termos uma boa imunidade.

O foco deve ser em comida de verdade, pouco processada: pois farinhas, açúcares, óleos vegetais refinados, e outros alimentos modernos não têm esses nutrientes.

Enquanto verduras, carnes, peixes, ovos, frutas, têm.

Além disso, dormir bem, e fazer alguma forma de jejum intermitente, são bons hábitos de vida.

Resumindo: Dieta influencia diretamente a imunidade. Alimentos pouco processados têm mais dos nutrientes que precisamos para sermos pessoas saudáveis e detentores de um sistema imune mais robusto.

(Fonte da citação: Vitamina D, Suplementos, Imunidade E FODMAPs Com O Dr. Vitor Azzini )

Continue lendo: Tudo sobre a uma dieta paleo e dieta primal.