Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 Substitutos Saudáveis Para O Açúcar Refinado Em Suas Receitas

28 de Janeiro de 2019 às 11:51
Senhor Tanquinho [email protected]

Substituir o açúcar nas receitas pode ser uma ótima solução para as pessoas que não querem estragar a dieta mas também não querem abrir mão de comer um docinho.

Nesse sentido, os chás, cafés, bolos, e qualquer outro doce podem ser adoçados sem o açúcar refinado. Substituir o açúcar por outros ingredientes pode ser a solução de uma alimentação menos maléfica à saúde das pessoas.

Se você quer saber quais os ingredientes saudáveis podem substituir o açúcar, leia esse artigo até o final.

Existe uma forma de substituir o açúcar?

Se as pessoas estão querendo ter uma vida mais saudável, é necessário deixar de consumir açúcar ou substituí-lo por uma opção menos agressiva.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) alertam as pessoas que o açúcar é tão perigoso quanto o álcool e o cigarro.

Além dos pesquisadores da Califórnia, Cientistas afirmam através de artigos publicados pela revista Nature, que o açúcar é o responsável por problemas de saúde que vão além da obesidade e diabetes.

O açúcar também provoca a elevação dos triglicérides, alterações no fígado e na hipertensão arterial. Dessa forma, substituir o açúcar é uma maneira de manter uma vida muito mais saudável.

Nesse sentido, para substituir o açúcar estaremos listando algumas opções desse vilão que age silenciosamente na saúde das pessoas.

1 — Stévia

Se você ainda não sabe, os adoçantes feitos à base de stévia são extraídos da folha da Stevia rebaudiana, uma planta de origem sul americana. Substituir o açúcar por essa planta figura entre as trocas mais saudáveis que pode existir.

A Stévia é de origem natural e não causa qualquer dano à saúde ou qualquer alteração na glicemia. Além disso, a stévia adoça 300 vezes mais que o açúcar sem adicionar calorias à dieta.

A nutricionista Bruna Pinheiro (do programa de emagrecimento Dieta e Saúde), diz que o uso de stévia em sucos, sorvetes, chás e pratos cozidos ou assados, é excelente e pode substituir o açúcar.

2 — Acessulfame-K

Para substituir o açúcar da alimentação, este adoçante é derivado do potássio e tem poder adoçante entre 130 e 200 vezes maior do que o açúcar branco.  Esse adoçante pode ser adicionado à comida e à bebida. Além disso, o adoçante está presente nos chicletes que não levam adição de açúcar, porém apesar de não adicionar nutrientes à alimentação, não há estudos comprovando seu efeito nocivo ao organismo.

3 — Sucralose

Se você ainda não sabe, a sucralose é elaborada a partir da modificação da molécula do açúcar. Substituir o açúcar com a sucralose pode ser uma opção, apesar de não conter nutrientes, ela não tem os efeitos nocivos do açúcar.

Dessa forma, a sucralose não altera a taxa glicêmica, explica a nutricionista da rede Mundo Verde e, além disso, os adoçantes de mesa à base de sucralose possuem poder de adoçar 600 vezes mais que o açúcar e possuem sabor agradável. Nesse sentido, substituir o açúcar por sucralose pode ser uma boa opção e ainda pode ser utilizado em preparações quentes e frias.

4 — Xilitol

O xilitol é uma ótima opção para substituir o açúcar refinado, por ser um  adoçante natural. O seu processo de fabricação é extremamente natural, não contendo nenhum tipo de agente químico.

Ele pode ser retirado e produzido a partir das fibras de vegetais (milho), e frutas vermelhas como ameixa por exemplo.

O xilitol tem um menor índice glicêmico, ou seja, ele é absolvido de uma forma mais lenta pelo organismo, fazendo com que a sua taxa de açúcar no sangue seja mais controlada.

Além disso, o seu valor calórico é a metade do valor encontrado no açúcar tradicional, o que ajuda a prevenir sobrepeso, problemas cardiovasculares, entre outros.

Ele pode ser utilizado para pessoas que possuem diabetes, ou que precisam diminuir o consumo de açúcar, carboidratos e calorias. Mas é bom ressaltar, que vale a pena fazer uma avaliação com um profissional nutricionista para ele direcionar o que será melhor para você.

O adoçante tem que ser utilizado para ressaltar o doce natural dos alimentos, e precisar ser na quantidade correta, pois se utilizado em excesso pode ter efeitos negativos. O xilitol por exemplo, se for utilizado em excesso pode causar um efeito laxativo.

A sociedade brasileira de diabetes indica que a quantidade ideal para consumir desse produto é de 60g por dia, mas isso pode variar dependendo da orientação do seu nutricionista.

5 — Eritritol

O eritritol, assim como o xilitol e o stevia, também é um adoçante natural, vem da família dos açúcares de álcool que é a mesma do xilitol que vimos acima. Mas apesar do nome, o eritritol não possui nem açúcar e nem álcool, é apenas uma denominação química.

Pode ser encontrado em frutas como melão, uva e pera. Ele é vendido comercialmente como um pozinho branco cristalino, bem parecido com a sacarose.

Altamente saudável, não aumenta o índice glicêmico (ideal para quem tem diabetes), possui “0” calorias, e ainda ajuda na prevenção de cáries. Sem dúvidas, uma opção muito boa para substituição do açúcar.

Conclusão

Para que as pessoas tenham mais qualidade de vida é necessário substituir o açúcar por ingredientes mais naturais, para ter receitas mais saudáveis.

Opções mais naturais como stévia, Xilitol e eritritol podem auxiliar numa considerável redução de picos glicêmicos nas pessoas que possuem doenças como a diabetes.

Espero que tenha gostado desse artigo e consiga seguir as orientações.

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário abaixo!

Um forte abraço!